Região do Lavapés terá nova configuração viária

0
Publicidade

Tendo em vista a conclusão próxima das obras de recuperação da rotatória da Praça Chico Major, no Lavapés, a Prefeitura de Bragança Paulista após estudos e tratativas, analisou e colocará em prática mudanças que beneficiarão o tráfego no local. O projeto viário feito pela empresa Consenge Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda, já está em execução e visa diversas melhorias.

Umas das mudanças que ocorrerá no local será o alargamento de um trecho da Rua Dona Carolina, que passará a ter três faixas em um único sentido de circulação, ligando a via até a Avenida dos Imigrantes. A rotatória existente na altura da Casa Verde será realocada e terá uma nova dimensão, favorecendo o fluxo viário e diminuindo focos de congestionamento. Aumentando a vazão do tráfego oriundo das avenidas Coronel João Leme e São Lourenço.

Com tantas modificações, a iniciativa visa fundamentalmente beneficiar a população bragantina, objetivando reorganizar e melhor distribuir o fluxo de veículos, pois a região concentra grande movimento por estar numa região central. Além da nova configuração no trânsito, a obra ainda contempla a adequação do sistema de captação pluvial e drenagem com diâmetros compatíveis com os cálculos pluviométricos atuais, pois as bocas de lobo existentes no local estão saturadas.

Para tanto, foi necessária a remoção de 13 árvores, sendo 9 exóticas e 4 nativas como Ficus (Ficus Benjamina) e Sibipirunas (Cenostigma Pluviosum). Em função do corte dessas árvores, em contrapartida serão plantadas 69 mudas de árvores nativas no Parque Municipal Refúgio das Aves, no Jardim América, região de relevante interesse ecológico, por ser uma área de preservação permanente.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já iniciou o preparo da área para a realização do plantio compensatório, que deve ter início na próxima semana. As mudas selecionadas serão preferencialmente frutíferas, visando favorecer as aves e outros animais que frequentam o Parque Municipal constantemente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here