Queimadas irregulares têm sido frequentes em Bragança Paulista

0
Publicidade

As queimadas irregulares em mata, além de poluir o meio ambiente e colocar em risco casas vizinhas, têm dado muito trabalho aos Bombeiros. A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, vai intensificar a partir deste mês as campanhas de prevenção e combate às queimadas.

As queimadas são previstas na Lei de Crimes Ambientais, sua prática infelizmente é recorrente no município, principalmente no período de estiagem que vai de maio a setembro, cujo clima seco, contribui para alastrar focos de incêndios. Essa ação coloca em risco as vidas dos seres humanos e animais, além de causar danos à saúde da população, prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente.

Segundo a Lei Municipal nº 4.236, de 22 de junho de 2011, são infrações administrativas passíveis de pena de multa: utilizar-se do fogo como método facilitador de capinação e/ou limpeza de terrenos; queimar  resíduos; provocar incêndio em matas, florestas e/ou demais formas de vegetação nativa em qualquer estágio de desenvolvimento, localizadas ou não em áreas de preservação permanente e/ou áreas ambientalmente protegidas; entre outras ações e omissões ensejadoras de queimadas.

“Além da preocupação com os prejuízos à fauna, flora e atmosfera, o cenário atual com avanço da Covid-19 (novo coronavírus) nos preocupa ainda mais, uma vez que as queimadas também agravam as doenças do sistema respiratório”, explicou Alexandro de Souza Morais, Secretário Municipal do Meio Ambiente.

Desse modo, solicita a cooperação de toda a população para redução dos índices de queimadas, de modo a evitar riscos às pessoas e ao meio ambiente.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente orienta os munícipes a manterem os terrenos capinados e limpos; não jogar bitucas de cigarro no chão; não soltar balões; não fazer fogueiras próximas a vegetação; não queimar móveis ou lixo.

Caso se depare com um incêndio ligue para 193 ou Defesa Civil. Para denúncias, tenha certeza do endereço e um ponto de referência e ligue, em horário comercial, para Secretaria do Meio Ambiente (11) 4034-6780 (este número funciona também como whatsapp) e (11) 4033-1870 (apenas ligações) ou fora do horário comercial para 153 (Guarda Civil Municipal).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here