Prédio do antigo Colégio São Luiz está totalmente recuperado

0
Publicidade

As obras do Centro Cultural, prédio que abrigou o antigo Teatro Carlos Gomes e o Colégio São Luiz, estão sendo finalizadas, recuperando a vocação original do prédio como um centro difusor de diversas manifestações culturais de referência nacional.

Segundo a empresa responsável pela 3ª fase da obra, TD Construções, Redes e Instalações de Gás Eireli, vencedora do processo licitatório, os telhados com os devidos testes de estanqueidade (sem vazamento), calhas, restauro, cobertura do prédio, instalação de para-raios e aterramento elétrico já estão finalizados.

Atualmente estão sendo instalados os pisos cerâmicos, de madeira e paviflex, a rede elétrica, paredes de drywall, forro de gesso, portas e os aparelhos sanitários, finalizando as estruturas de drywall nos camarotes, fazendo as escadas e pinturas e inserindo a estrutura metálica do módulo I, entrada principal do prédio.

No que diz respeito a climatização do local, a empresa informou que os dutos do ar-condicionado foram instalados e que está aguardando o fabricante enviar a condensadora do ar-condicionado. A previsão da entrega das obras é no início de maio, quando a 4ª e última fase terá início.

Em março completou-se um ano da assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras no local. Na época, o Prefeito Jesus Chedid falou com muita alegria que esse restauro era a concretização de um sonho da população bragantina, relembrou do grande esforço da Administração nos ajustes financeiros necessários e nas tratativas com o Governo do Estado, além de enfatizar que o local será uma referência nacional.

A empresa Projisnte Construções Ltda-EPP, vencedora da Concorrência Pública Nº002/2020, publicado em 30 de março de 2020, na edição nº 795, da Imprensa Oficial, será responsável por fornecer e instalar os serviços da fase 4.

Neste estágio final o antigo Colégio São Luiz e futuro Centro Cultural receberá mobílias, toda estrutura do teatro, tratamento acústico, equipamentos de som e áudio, sancas, molduras, luminárias, dispositivos de acessibilidade universal, telefonia e rede, entre outros.

Cultura, lazer e entretenimento disponível em um só lugar será realidade em Bragança Paulista, pois os componentes que integram o projeto desse grandioso Centro Cultural são: saguões, átrio, teatro de arena para 100 espectadores, galeria de arte, salões de exposições, salas para oficinas, workshops e cursos, recepção, pátio, guarita, sanitários, camarins, 8 salas de aula, administrativo, secretaria, elevadores, Teatro Carlos Gomes para 284 espectadores com mezaninos, sala de apoio, Secretaria de Cultura e Turismo, biblioteca adulta com acervo para 22.500 livros e biblioteca infantil mais sala de leitura, salão de atos públicos, elevador panorâmico, entre outros espaços totalmente adaptados para acessibilidade.

A obra no local está sendo feita com os recursos oriundos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR). A receita disponibilizada pelo departamento transfere recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estâncias.

Por intermédio do trabalho do Deputado Estadual Edmir Chedid, a Prefeitura de Bragança Paulista conseguiu recuperar os convênios parados para conclusão das obras no prédio. Foram conquistados junto ao DADETUR cerca de 7 milhões de reais (R$6.891.570,00) – todo o investimento do departamento para o exercício de 2018. A cidade também tem reservado para a conclusão do projeto mais 3,2 milhões do DADETUR 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here