Prefeitura anuncia próximos mutirões do Castramóvel

0
Publicidade

Seguindo com as políticas públicas e ações em prol do bem-estar animal, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, informa que os próximos mutirões de castração pelo Castramóvel acontecerão nos dias 25 e 26 de janeiro.

No dia 25, o Castramóvel estará na Escola Municipal Rural Maria Eugênia de Souza Camargo, no bairro Biriça do Campinho. Já no dia 26, na Escola Municipal Antônio José da Fonseca, Parque dos Estados.

O serviço passará por diversos bairros ao longo do ano, por isso, proprietários interessados a realizarem a esterilização e microchipagem em seus cães e gatos já devem fazer o cadastro na sede da Secretaria com os documentos de identidade e comprovante de endereço do tutor ou responsável pelo animal.

A Secretaria do Meio Ambiente está localizada no Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público), Rua Madre Paulina, 301, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4034-6780 ou pelo e-mail da Divisão de Bem-estar Animal dibem@braganca.sp.gov.

Em 2019 foram realizadas 2.800 castrações e microchipagem. Para 2020, o novo contrato prevê cerca de 5 mil castrações ao longo de um ano, o que corresponde ao dobro do número de castrações previstas no contrato anterior.  Outra novidade é que o medicamento pós-operatório também será concedido junto à castração, além da microchipagem – o que não estava previsto no contrato anterior e havia sido concedido como cortesia nos últimos procedimentos, sem custos adicionais.

A castração não serve só para evitar que nasçam filhotes, pois ao serem esterilizados, os animais ficam mais caseiros e saem menos. Dessa maneira, a chance de serem atropelados, envenenados ou maltratados é menor. Além disso, deixam de brigar e correm menos risco de serem infectados por doenças transmitidas pelo ato sexual e por mordidas.

Essa medida também protege as pessoas contra zoonoses (doenças infecciosas capazes de ser naturalmente transmitidas entre animais e seres humanos). Outros problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados com a castração e o risco dos animais desenvolverem certos tumores e infecções em idade avançada é bastante reduzido com a esterilização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here