Dia da Consciência Negra reuniu diversas atividades

O evento contou com diversas atividades, desde danças a palestra.

0
Publicidade

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Fundo Social de Solidariedade, com apoio das Secretarias de Saúde, da Juventude Esportes e Lazer, de Serviços e a Guarda Municipal, promoveu na última quarta-feira (20/11), o Dia da Consciência Negra e da Festa da Cidadania.

O evento começou com a Caminhada Zumbi dos Palmares, homenagem a um dos principais representantes da resistência negra durante o período da escravidão no Brasil, saindo da Praça da Igreja do Rosário em direção à Praça do Matadouro. Após o cortejo, os presentes realizaram a cerimônia de plantio da árvore Baobá, símbolo da resistência negra no Brasil, seguindo com apresentações de capoeira, maracatu, danças, afoxé e coco. Em homenagem ao novembro negro, a conselheira cultural, Izilda Toledo, ministrou a palestra #VidasNegrasImportam, relatando os períodos da história dos negros no país.

O grupo Cambona promoveu o workshop Mitologia dos Orixás, uma vivência de canto, dança e percussão, baseado na arte de matriz Afro Brasileira, que fez com que os participantes tivessem uma experiência completa do que é a história da dança negra brasileira e os arquétipos dos deuses da cultura Afro Brasileira.

Ao longo do dia, cada entidade assistencial presente expôs os produtos confeccionados nas instituições. Além disso, o estúdio de dança árabe, Yalla Cultura, realizou uma apresentação de dança árabe e a banda Márcio Rocha e Família encerraram o evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here