Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de luteria de Violas Caipiras

A capacitação visa resgatar a história da técnica artesanal e da cultura popular na cidade.

0
Publicidade

Visando resgatar a história da técnica artesanal e cultura popular na cidade, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a ONG SOS Jaguari, oferece o 1º curso de Luteria, capacitação que ensina a construir violas caipiras.

As inscrições para o curso estão abertas e devem ser feitas até as 17h, do dia 10 de outubro via formulário online (https://bit.ly/2n5khtD) ou pessoalmente na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Av. Alpheu Grimelo, 981 – Taboão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As vagas para o curso são limitadas. Vale ressaltar que a inscrição não garante a participação da oficina, os inscritos serão selecionados por uma comissão.

A atividade é indicada para maiores de 16 anos e acontecerá em outubro, toda terça-feira com duração de três horas, na sede da ONG SOS Jaguari, situada na Rua Arthur Bernardes, 268 – Santa Terezinha. O objetivo é formar artesãos instruídos, na teoria e na prática, para executar a construção de violas caipiras de alta qualidade sonora, mecânica e estética, visando resgatar valores artísticos e culturais musicais junto ao município.

A capacitação será ministrada pelo liutaio Ian Pola, consagrado com diversos diplomas em construção, restauro, manutenção de instrumentos clássicos eruditos e formação técnica especializada.

A luteria diz respeito à construção e manutenção de instrumentos musicais, com foco, segundo a história, em instrumentos de cordas feitos em madeira, artesanalmente. O termo se refere à palavra francesa luth (liuto em italiano), por isso os construtores de luth (alaúde) eram chamados de luthiers. Com a evolução dos instrumentos, os luthiers passaram a construir também violões, violinos, violas e, mais recentemente, guitarras e baixos elétricos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here