4 mil mudas de árvores nativas são plantadas em Bragança Paulista

A ação aconteceu em alusão ao Dia da Árvore, no Lago Tanque do Moinho, futuro Parque Ecológico com Espaço Comunitário de Educação Socioambiental.

0
Publicidade

Pela primeira vez em Bragança Paulista foram plantadas 4 mil mudas de árvores nativas em um único dia. Essa ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (20/09), em alusão ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro, na unidade de conservação ambiental situada na margem do reservatório do lago Tanque do Moinho, futuro Parque Ecológico de Bragança Paulista.

O plantio foi realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com a Construtora Brasil S.A e contou com a participação de aproximadamente 150 alunos de Escolas Municipais, crianças do Espaço de Convivência e Aprendizado (ECOA), membros da Igreja Messiânica, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Centro de Educação Sala Verde Pindorama, Tiro de Guerra, idosos do Asilo Mendicidade São Vicente Paulo, membros de entidades voltadas à proteção ambiental e moradores do bairro Tanque do Moinho.

A ação faz parte do Programa de Arborização Urbana da atual Administração mediante ao plantio de 25 mil mudas até o final de 2020. Além disso, em conjunto às obras que estão sendo efetuadas no Tanque do Moinho, a iniciativa visa a recuperação da área degradada em que o local se encontra, promovendo um Espaço Comunitário de Educação Socioambiental de lazer saudável e aprendizagem integrada para a população bragantina. Na ocasião, também foi feita uma homenagem a senhora Joana Purceli Costa, moradora do bairro Maranata, por cuidar dos espaços públicos.

“Essa é a primeira vez que são plantadas tantas árvores em um único dia em Bragança Paulista. Com essa ação nosso Parque Ecológico começa a ter forma. Nesse terreno teremos um Viveiro Escola, onde os alunos das unidades escolares poderão colaborar e desta forma reflorestar nossa cidade”, disse o Secretário do Meio Ambiente Alexandro de Souza Morais.

Dia da Árvore

Em função da véspera da primavera, a data foi instituída com a finalidade de reforçar o papel importante que as árvores exercem no meio ambiente como organismos essenciais para o equilíbrio do planeta. Dessa forma, visando conscientizar a população bragantina a respeito da influência que uma área arborizada tem na qualidade de vida das pessoas, o Prefeito Jesus Chedid e o Vice-Prefeito Amauri Sodré salientam a importância que o plantio das 4 mil mudas de árvores para o município, principalmente em um local de recuperação da área degradada.

Entenda essa importância: As árvores amenizam o clima na cidade, controlando a radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar; retém CO2; ajudam a diminuir a poluição do ar; promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação; ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local; desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade; promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes; entre outras funções essenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here