Prefeito expressa descontentamento com Sabesp em reunião

1

Na manhã desta segunda-feira (09/09), o Prefeito Jesus Chedid recebeu no Gabinete Executivo da Prefeitura a Superintendente Regional da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp Débora Pierini Longo atendendo solicitação da mesma. Na ocasião, foram discutidos diversos assuntos de interesse da população bragantina em razão da prestação de serviços oferecida pela companhia.

A reunião foi acompanhada por membros do Executivo, o Vice-prefeito Amauri Sodré e os Secretários Aniz Abib Junior (Serviços), André Monteiro (Obras), Jota Malon (Especial de Gabinete) e Luciano Ap. de Lima (Finanças); do Legislativo, o Vereador Paulo Mário; da imprensa local; e demais integrantes da Sabesp, o Gerente de Projetos César Fornazari Ridolpho, Eliana Ramos Ruffo do Departamento de Planejamento Integral e o Gerente Local Ricardo Sacristan Ferrari.

O encontrou possibilitou ao Prefeito Jesus Chedid expressar seu descontentamento com a Sabesp em relação a sua atuação na cidade, que, segundo ele, está deixando a desejar em inúmeros aspectos “Eu não concordo quando a Superintendente diz que está tudo certo em Bragança, em inúmeros pontos estão tratando a cidade com descaso, ignorando problemas sérios envolvendo principalmente a coleta de esgoto em alguns bairros, como é o caso do Green Park, Hípica Jaguari, Conjunto Marcelo Stafani e Jardim Paturi. Ainda temos uma decisão judicial quanto ao Lago da Hípica que a Sabesp disse que iria começar as obras em até 60 dias e já se passaram mais de 90 dias e nada foi feito”.

Para o Chefe do Executivo a situação é grave e a Administração Municipal deverá intensificar as fiscalizações envolvendo as Secretarias de Serviços, Obras, Meio Ambiente e Saúde para averiguar todos os problemas envolvendo a prestações de serviços da Sabesp em Bragança.

Um dos pontos também criticados foi a questão da Sabesp realizar obras de manutenção da rede em vias recém recapeadas pela Administração, resultando no excesso de recortes na malha viária da cidade e, ainda por cima, fiscalizações mostram que estão em desacordo com o estabelecido em legislação municipal (Lei Municipal nº 868/2019) que trata dos procedimentos a serem adotados pelas concessionárias de serviços públicos em obras e/ou serviços executados nas vias e logradouros públicos. A mais recente foi evidenciada pelo próprio Prefeito Jesus Chedid durante uma visita ao bairro Parque dos Estados.

A Administração Municipal é dura nas cobranças e persistirá nas fiscalizações para que a empresa faça sua parte e se responsabilize pelas ações no município. Em alguns casos, a Prefeitura está com tudo pronto para as obras de infraestrutura, mas precisa aguardar as ligações de coleta de esgoto por parte da Sabesp, como é o caso das ruas 2, 3 e 4 no Green Park.

Essa insatisfação não é retrato apenas em Bragança, destacou o Prefeito, o que resultou na formação do Consórcio de Saneamento Nossa Água – CONSANA, que integra sete municípios (Bragança Paulista, Joanópolis, Bom Jesus dos Perdões, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pinhalzinho e Piracaia) e busca por soluções aos problemas enfrentados pelos municípios relacionados ao saneamento básico e infraestrutura de abastecimento de água potável, manejo de água pluvial, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos através da realização de audiências, tratando da problemática em conjunto, com força regional. Além disso, procura propiciar a implementação de políticas públicas comprometidas com o processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental e fazer valer a importância da região como grande produtora de água.

O CONSANA recebeu a apresentação do Estudo Técnico da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) e deverá ser lançada a licitação para a nova concessão dos serviços de saneamento de água e esgoto.

Acerca da situação no Lago da Hípica, a Superintendente afirmou que a licitação para contratação da empresa que executará as obras será lançada ainda esta semana, o projeto já está pronto e os recursos de 6 milhões de reais reservados.

O Vereador Paulo Mário, líder do Prefeito na Câmara, deverá inscrever a Superintendente para participar na próxima terça-feira da sessão da Câmara na Tribuna Livre e responder aos questionamentos do Legislativo.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here