Bragança Paulista acompanha lançamento do Programa Meu Emprego Trabalho Inclusivo do Governo de São Paulo

Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré estiveram presentes na solenidade e querem trazer o quanto antes o programa que fomenta a empregabilidade e a inclusão para a cidade.

0
Publicidade

Na manhã desta segunda-feira (02/09), o Prefeito Jesus Chedid e o Vice Amauri Sodré estiveram no Palácio dos Bandeirantes acompanhando o lançamento do programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, realizado pelo Governador João Doria para promover o desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.

O evento contou com as presenças dos Secretários Estaduais cujas pastas estão envolvidas no programa, Patricia Ellen da Silva (Desenvolvimento Econômico), Célia Parnes (Desenvolvimento Social), Célia Leão (Direitos da Pessoa com Deficiência), Rossieli Soares da Silva (Educação), Paulo Dimas Mascaretti (Justiça e Cidadania), José Henrique Germann Ferreira (Saúde), além do Prefeito de São Paulo Bruno Covas e do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo Cid Torquato, entre outras autoridades.

Segundo o Portal do Governo de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza (CPS), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, serão oferecidas 17 mil vagas em 61 modalidades de cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência em todo Estado, em 2019. “O Estado de São Paulo tem 9 milhões de pessoas com deficiência. Então, é nossa obrigação estabelecer um programa vigoroso para ampliar a empregabilidade delas. Este é um programa inédito no território paulista e o seu objetivo é, melhorando a qualificação, viabilizar uma empregabilidade de qualidade”, explicou Doria.

Ainda de acordo com o Governo, além de qualificação, a iniciativa possibilita o mapeamento do perfil e das habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho, compatibilização de vagas e laudo médico. O programa também apoia os empregadores na busca ativa na captação de candidatos com deficiência, apoio na definição das vagas de trabalho, encaminhamento de candidatos, orientação para análise de funções, palestras de sensibilização e apoio (por meio da metodologia do emprego apoiado) ao processo de inclusão profissional.

Para o Prefeito Jesus Chedid trata-se de um programa de extrema relevância para Bragança Paulista, que também tem se empenhado para garantir mais acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência no Município. “Um evento muito importante, o lançamento desse programa por meio do Governo do Estado, Bragança está engajada nisso, já fazemos um trabalho forte de acessibilidade das escolas municipais, de entrega de órteses, próteses e cadeiras de rodas, um grande investimento da Administração nisso. Muito importante essa iniciativa de empregabilidade para as pessoas com deficiência. Também nesse segmento, o nosso grande projeto e também do Deputado Edmir Chedid é a instalação em Bragança da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em avançadas tratativas para o andamento do projeto”, comentou o Prefeito.

Também relatou que já foi oferecido um prédio público para a instalação da Rede e que a Secretária de Estado da Pessoa com Deficiência Célia Leão deverá vir a cidade em outubro para ver esse local.

Em Bragança Paulista, com a adesão do Município ao programa, os serviços estarão disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). As informações também podem ser consultadas por meio do site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br.

O programa está ancorado em seis ações: 1– Qualificação profissional e empreendedora; 2– Intermediação de mão de obra (pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) no caso de Bragança); 3– Busca ativa; 4– Habilidade profissional (realização de avaliações médicas e de funcionalidades para análise específica das habilidades do candidato, recomendando as melhores funções e trabalhos de acordo com suas aptidões); 5– Emprego apoiado (acompanha a inclusão do candidato para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho – no momento, o serviço está disponível na Capital e Região Metropolitana de São Paulo); e 6 – Entrevista profissional.

O Meu Emprego é uma plataforma que reúne, em um só lugar, as iniciativas de qualificação profissional promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pelo Fundo Social, em parceria com os municípios. Além de concentrar as informações dos programas para acesso da população, o portal também inova ao criar um sistema para registro de demandas municipais de cursos gratuitos de qualificação profissional. A partir da identificação das oportunidades locais de empregabilidade e geração de renda pelas prefeituras paulistas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Fundo Social avaliarão a oferta de qualificação para cada município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here