Novo CRAS é inaugurado na Zona Norte da cidade

A nova sede visa oferecer um atendimento de qualidade à população que mora na região.

0

Tendo em vista o investimento da infraestrutura de proteção social em Bragança Paulista, bem como as melhorias no acesso da população aos serviços oferecidos pelo setor, foi inaugurado nesta sexta-feira (09/08) o Centro de Referência Social (CRAS) na Zona Norte da Cidade.

A construção do “CRAS – Unidade 1” do Parque dos Estados, prédio de 170m²  desenvolvido pela empresa Hebrom Construtora, foi uma ação da atual Administração, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS). Um investimento de mais de 300 mil reais.

“Todas essas conquistas, melhorias e investimentos para a cidade são as respostas da Administração para a população bragantina. São resultados do compromisso assumido com Bragança Paulista”, afirmou o Prefeito Jesus Chedid falando dos esforços empregados e do trabalho árduo para colocar a cidade em ordem novamente com melhorias em todas as áreas.

Segundo Alexandre Martins, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Social, a unidade de referência funcionava em uma casa pequena e alugada “o novo local é um espaço mais amplo e possibilita maior adequação para o atendimento das demandas existentes, dessa forma podemos oferecer um serviço de qualidade à população bragantina”, disse.

O andamento dos serviços efetuados na obra, desde sua finalização tal como sua entrega, foi vistoriado cuidadosamente pelo Vice-prefeito Amauri Sodré, pela Secretária de Ação e Desenvolvimento Social Margarete Alvarenga, pelo Chefe da Divisão de Desenvolvimento Social Alexandre Martins e pelo assessor da SEMADS Luiz Mourão.

Instalado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) visa prevenir a ocorrência de risco social nos territórios através do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, tal como a ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.

O espaço compreende a Rede Socioassistencial, funcionado como uma unidade básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e é responsável pela execução de serviços, programas e projetos sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.

A Secretária Margarete comentou da alegria em concretizar essa conquista em prol do atendimento social no Município e dos benefícios que uma unidade nova e estruturada vai oferecer à comunidade local.

Academia da Saúde

No mesmo evento, o Prefeito Jesus Chedid deu a ordem de serviço para início das obras de reforma da Academia da Saúde também situada no Parque dos Estados à empresa Hebrom, que venceu o processo licitatório.

“Com essa reforma faremos a acessibilidade do local, equiparemos a unidade e, finalmente, iniciaremos as atividades na Academia da Saúde no Parque dos Estados. Mais uma obra concretizada por esta Administração que faz acontecer”, comentou a Secretária de Saúde Marina de Oliveira.

Conforme informações do Portal do Governo Federal (www.saude.gov.br), o Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros, seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Trata-se de um programa nacional no âmbito do Sistema Único de Saúde.

O Programa Academia da Saúde adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o Programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável. Mais do que isso, os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais e que adotam como valores norteadores de suas atividades o desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social, entre outros. Nesse sentido, a Portaria nº 2.681 estabelece oito eixos em torno dos quais as atividades do polo devem ser desenvolvidas: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudável, práticas integrativas e complementares, e planejamento e gestão.

Além disso, um aspecto importante que contribui para a consecução dos objetivos propostos é que não se trata de um serviço isolado. O Programa faz parte da estrutura organizacional das Redes de Atenção à Saúde (RAS), como componente da Atenção Básica e, por isso, funciona também como porta de entrada no SUS.

Serviço

O “CRAS – Unidade 1” está localizado na Rua Amazonas, 480, Parque dos Estados. O horário de funcionamento do local é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da SEMADS (11) 4033-3065, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here