Atlas da Violência: Bragança está entre as 10 cidades brasileiras com menores taxas de homicídios

0
Publicidade

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, fundação pública vinculada ao Ministério da Economia, fez um recorte regionalizado da violência no país, após analisar 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017, e divulgou nesta segunda-feira (05/08), o resultado no Atlas da Violência – Retratos dos Municípios Brasileiros 2019, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“O Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019” mostra que Bragança Paulista está entre as 10 cidades do Brasil com menores taxas de homicídios. O estudo analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 e fez um recorte regionalizado da violência no país. O documento foi produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O Atlas, divulgado nesta segunda-feira, 5 de agosto, evidencia que que houve um crescimento das mortes nas regiões Norte e Nordeste influenciado principalmente pela guerra do narcotráfico, disputa por rotas de drogas e pelos conflitos entre facções. O mercado ilícito de madeira e mogno nas zonas rurais também é apontado como um dos principais causas dos assassinatos.

Por outro lado, o levantamento apontou que, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Jaú é a cidade menos violenta, seguida de Indaiatuba e Valinhos, todas em São Paulo. No ranking dos 20 municípios menos violentos, 14 são paulistas. Bragança Paulista aparece na 9ª posição.

As 10 cidades com menores taxas estimada de homicídios:

1. Jaú (SP) – 2,7
2. Indaiatuba (SP) – 3,5
3. Valinhos (SP) – 4,7
4. Jaraguá do Sul (SC) – 5,5
5. Brusque (SC) – 5,8
6. Jundiaí (SP) – 6,1
7. Limeira (SP) – 7,7
8. Americana (SP) – 7,7
9. BRAGANÇA PAULISTA (SP) – 7,7
10. Santos (SP) – 7,8

O Ipea

Fundação pública vinculada ao Ministério da Economia, o Ipea fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here