Julho Amarelo alerta para prevenção de hepatites virais

0
Publicidade

A fim de intensificar as ações de diagnostico e prevenção às hepatites virais, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, realizará ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

Do dia 15 a 17, todas as unidades de saúde intensificarão a oferta de teste rápido. Já no dia 20, das 8h às 12h, haverá ação de conscientização no Lago do Taboão, com oferta de teste rápido, pressão arterial, além de orientações sobre dengue e escorpião. Nos dias 23 e 30, datas em que ocorrem os jogos do Clube Atlético Bragantino, pelo Campeonato da Série B, será ofertado o teste na frente do estádio Nabi Abi Chedid (Nabizão).

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.

As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento independente do grau de lesão do fígado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here