Projeto Papo Sério leva lutas marciais e projetos culturais nas Escolas Municipais

0

Na manhã da última segunda-feira (06/05), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação, para uma parceria entre a Administração Municipal e o Projeto Papo Sério, visando o desenvolvimento de atividades em Escolas Municipais.

O objetivo desse encontro foi apresentar os resultados das pesquisas realizadas nas Unidades Escolares da Rede Municipal para conhecer a preferência das crianças quanto às atividades ligadas ao eixo esporte e ao eixo cultura. A partir da análise da tabulação dessa pesquisa e com base em boletins de ocorrências de ilícitos cometidos na cidade, desenvolvido pelo Promotor de Justiça, Dr. Ricardo Zampieri, estabeleceu-se como meta a oferta de atividades relacionadas à lutas marciais e projetos culturais que serão desenvolvidos aos finais de semana em Escolas Municipais a serem definidas.

No eixo esporte, uma das ideias é promover artes marciais, para o desenvolvimento da disciplina, a concentração, ética, respeito e o gasto energético que a modalidade proporciona. Para desenvolver um processo educativo através da luta é preciso cobrar atitudes não só dentro, mas, também fora do tatame, o que ajuda na mudança de comportamento das crianças e adolescentes. O treino não consiste em apenas evitar golpes, mas busca passar para os alunos a importância de evitar brigas na escola, tornando-os consciente que não se deve agredir ninguém. O trabalho é formar caráter e depois atletas.

Já no eixo cultura, serão ofertadas oficinas artísticas, culturais e pedagógicas para auxiliar no desenvolvimento das habilidades e possibilidades por meio de vivências, além da construção da cidadania através do conhecimento da cultura local, fortalecendo a autoestima, aprimorando o relacionamento em grupo e conscientizando os jovens acerca de novas perspectivas de vida e possibilidades de mudança de comportamento.

Na ocasião, estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação Professor Adilson Condesso, o assessor Jorge Luis Martin, a Chefe da Divisão as Juventude Sandra Teixeira, o Chefe da Divisão de Esporte Osvaldo Rodrigues e a equipe do Papo Sério composta pela coordenadora Simone Bueno e pelas Policiais Militares Cabo Janaína Matias e Cabo Patrícia Pinheiro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here