A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa à população que as inscrições para a escolha do Hino Oficial do Município deverão ser feitas até o dia 15 de abril. O regulamento, a ficha de inscrição e a declaração de cessão de direitos estão disponíveis na página da Secretaria: www.facebook.com/culturaeturismobp/ e no site www.braganca.sp.gov.br.
Esse concurso tem como objetivo manifestar o espírito cívico e de amor a Bragança Paulista, reafirmando através dele a importância da preservação das tradições, culturas, belezas naturais, povo, origem, economia e projeção futura. Os interessados deverão realizar as inscrições pessoalmente, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Avenida Alpheu Grimello 981 – Taboão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, o telefone é (11) 4034-6570.
Poderão se inscrever pessoas maiores de 18 anos, residentes ou que já residiram em Bragança Paulista por, pelo menos, cinco anos comprovadamente. No caso de parceria, a inscrição poderá ser feita por um dos compositores. A composição (música e letra), deverá ser inédita, a letra apresentada em língua portuguesa e ter no mínimo 2 minutos e no máximo 4 minutos de duração.
Deverão ser apresentados os seguintes documentos: Ficha de inscrição devidamente preenchida em letra legível e assinada sem rasuras; declaração de cessão de direitos; cópia simples da Carteira de Identidade ou outro documento de identidade (carteira de motorista, de trabalho, de identidade de classe); cópia simples do CPF; 6 cópias impressas da letra (digitada na fonte “Times New Roman 14”, em papel liso, sem rasuras, emendas, borrões e entrelinhas ou qualquer outro sinal que prejudique a análise da Comissão Julgadora) e 3 cópias gravadas em CD.
O hino deverá conter fatos históricos, acontecimentos, glórias e peculiaridades geopolítico-sociais e históricas, além de, obrigatoriamente constar a expressão “Cidade Poesia”, destacando os valores de Bragança Paulista. É proibido o uso de siglas, símbolos, slogans ou qualquer expressão ligada a partidos políticos, cultos religiosos ou tendências ideológicas e citação ou referência a pessoas vivas ou falecidas.
A letra do Hino deve ater-se às normas clássicas da versificação: métrica, cadência, rima, estrofação, refrão, condições que facilitem a composição musical e as normas da língua padrão, evitando vícios de linguagem (ambiguidade, rebuscamento vocabular exagerado, sintaxe truncada, cacofonias, etc), prevalecendo a clareza e concisão. A música deverá permitir o canto sempre em uníssono.
Para análise e julgamento das canções, as composições serão apresentadas à Comissão Julgadora durante programação do Maio Cultural de 2019. O vencedor receberá um cartão de prata como honraria pela autoria da composição e troféu. O hino passará a integrar o conjunto de símbolos municipais, assim como ocorre com a bandeira e o brasão.
A Comissão Julgadora analisará os hinos inscritos, levando em consideração os seguintes critérios: originalidade; criatividade; harmonia; ritmo; adequação ao tema; correção gramatical; linguagem poética; coerência do conjunto letra e música.