SAMUVET começa a atuar na cidade a partir desta segunda-feira

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária SAMUVET funcionará 24h com regates de cães e gatos doentes, feridos e machucados sem donos e nas ruas da cidade.

2

Dando sequência às ações da Administração Municipal do Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré em prol do bem-estar dos animais domésticos do município, principalmente daqueles em situação de rua, é com muita alegria que a Prefeitura anuncia o início dos serviços de resgates de cães e gatos por meio do SAMUVET.

Com a homologação do veículo pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e a assinatura do novo termo de colaboração entre a Prefeitura de Bragança Paulista e a Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda para a gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos e implantação do SAMUVET os serviços de resgate estarão em funcionamento a partir desta segunda-feira (11/03).

O SAMUVET poderá ser acionado no telefone 11 94304-1312, que possibilitará tanto ligações quanto o contato pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, ofertando mais possibilidades de contato para a população com o envio de mensagens, foto ou vídeo do animal e sua localização em tempo real – otimizando ainda mais o resgate.

Na tarde desta sexta-feira (08/03), foi realizado um treinamento com a equipe de veterinários e auxiliares que atuarão no Abrigo Municipal e SAMUVET a fim de capacitá-los para a atuação nos resgates com atendimentos básico e avançado. O Subtenente PM Cláudio Zago Junior do Corpo de Bombeiro, que é Médico Veterinário Especialista em Ortopedia e Neurocirurgia e Neurologia e Mestre em Urgência e Emergência foi o instrutor dessa capacitação.

No treinamento, estiveram presentes os veterinários e auxiliares, a Presidente da Faros d’Ajuda Márcia Davanso, o Secretário do Meio Ambiente Alexandro de Souza Morais, Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios Gislene Bueno e demais envolvidos. O Prefeito Jesus Chedid e o Vice Amauri Sodré fizeram questão de passar pelo local, cumprimentar os profissionais envolvidos e todos que participavam da capacitação falando da importância do serviço para a cidade e ressaltando os investimentos da Administração na causa animal. Além disso, agradeceu a indicação do Deputado Edmir Chedid que foi grande entusiasta do projeto e da inclusão no Plano de Governo.

O Secretário do Meio Ambiente reforçou que o SAMUVET atenderá os chamados para os resgates de animais que estão doentes, feridos ou machucados nas ruas, ou seja, animais sem dono. “Cabe salientar à população que o serviço não atenderá animais com tutores a domicílio, trata-se de um serviço importantíssimo para aqueles animais que estão desemparados.”

A fim de diminuir as ocorrências de animais em situação de risco e de abandono e, consequentemente, reduzir o número de animais abrigados, a Administração considera importante desenvolver um programa continuado de educação ambiental que combata fortemente as raízes do problema – o abandonador – e realizar uma constante política de incentivo à posse responsável.

Outro aspecto importante que contribuirá para essa política de bem-estar animal é o programa de esterilização de cães e gatos do município, por meio da castração, como forma efetiva de controle populacional – o CASTRAMÓVEL, que prevê 2500 castrações ao longo de um ano – um investimento de 357 mil reais. Entretanto, atendendo ao pedido do Prefeito Jesus Chedid, a empresa ofereceu mais 300 castrações para a cidade, sem custos adicionais. O CASTRAMÓVEL atenderá, prioritariamente, animais em situação de rua e famílias de baixa renda em diversos bairros, inclusive na Zona Rural.

A Administração aguarda a homologação do plano de trabalho por parte do CRMV e, em breve, a Secretaria do Meio Ambiente divulgará os meio de inscrição para aderir ao programa.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here