A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, enviou ao Instituto Butantan, na última segunda-feira (26/11), escorpiões encontrados no município. Na ocasião, foram levados 36 escorpiões das espécies Tityus Bahienses (escorpião preto) e Tityus Serrulatus (escorpião amarelo) encontrados nos bairros Planejada II, Matadouro e Centro.
“A finalidade de levar os animais ao Instituto Butantan é especificamente para a produção de soro! E continuamos com os trabalhos de orientação e controle de escorpião em Bragança”, disse Rodrigo Bueno, Chefe da Vigilância Epidemiológica.
O Instituto Butantan produz imunobiológicos voltados à saúde pública, sendo responsável por grande parte dos soros e vacinas produzidas no Brasil. Seus produtos fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e são enviados ao Ministério da Saúde, que os distribui de forma estratégica e gratuita à população.
Caso seja encontrado algum escorpião, o Ministério da Saúde orienta, se for possível, capturar o animal, levá-lo até a Vigilância Epidemiológica que é a responsável pela fiscalização. Em caso de acidentes a pessoa deve limpar o local da picada com água e sabão e procurar, imediatamente, orientação médica no Hospital Universitário São Francisco. O telefone da Divisão de Vigilância Epidemiológica é (11) 4034-4144.
A Secretaria Municipal de Saúde mantém ações contínuas para controle dos escorpiões na cidade, constantemente são realizadas visitas casa a casa, há dois profissionais que trabalham com a captura dos escorpiões, bloqueio de área (quando uma pessoa recebe a picada em determinado bairro, a vigilância faz a ação de orientação, combate e controle em 4 quarteirões em torno daquele que teve o acidente), atendimento de denúncias, apresentações em escolas para as crianças, em feiras, e está programado para a próxima semana, a semana de mobilização para o controle de escorpião.