Projeto de recuperação e proteção às nascentes do município é desenvolvido pela Prefeitura

Administração pretende aplicar o projeto em diversas nascentes municipais, principalmente nas localizadas em áreas mais degradadas.

0
Publicidade

Após definir a nascente situada no Parque Natural Municipal Petronilla Markowicz, que integra a ARIE Bosque das Araucárias, como modelo municipal 2018, a Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio ambiente, inicia projeto de recuperação e proteção às nascentes do município.

A primeira nascente beneficiada com o projeto é a situada na Avenida Ernesto Vaz de Lima, no Jardim Fraternidade, localizada numa área verde em frente ao prédio da Faculdade de Tecnologia – FATEC.

O projeto começou a ser desenvolvido nesta sexta-feira (21/09), também em alusão ao Dia da Árvore com o plantio de diversas espécies no local. Foram plantadas 350 árvores entre 1m e 1,5m de altura, a atividade foi realizada por técnicos da SMMA junto aos alunos da Escola Municipal Professor Fernando Amos Sirianni. O Prefeito em exercício, Professor Amauri Sodré da Silva, e o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Alexandro de Souza Morais, estiveram no local acompanhando a ação, além da Secretária .

A proteção eficaz das nascentes exige a delimitação de uma área de preservação permanente em um raio mínimo de 50 metros ao seu redor. Nesse local, o Município deve fazer o monitoramento e controle da vegetação local, impedir desmatamentos e poluições. A vegetação do entorno das nascentes tem a capacidade de minimizar os efeitos dos processos erosivos, melhorar a qualidade do ar, filtrar os poluentes e auxiliar na regulação do ciclo da água.

As nascentes garantirão água limpa e abundante no futuro, pois quando um rio é poluído ou degradado, mas suas nascentes estão preservadas, há boas chances de recuperação de todo corpo hídrico. Assim, a preservação das nascentes ajuda a garantir a qualidade e a quantidade de água de rios, córregos, e outros cursos d’água.

Por meio de um georreferenciamento, foi realizado o diagnóstico das nascentes existentes no município – ao todo 736 – e com essa ferramenta serão propostas reuniões entre o Sindicato Rural, a Secretaria de Agronegócio, a Secretaria do Meio Ambiente, a Casa da Agricultura e o COMDEMA para a conscientização dos pequenos e médios agricultores rurais que deverão ser os maiores interessados na proteção das nascentes, afinal dependem de um ambiente natural saudável para o desenvolvimento das atividades.

Dia da Árvore

Ainda em alusão ao Dia da Árvore, comemorado no Brasil dia 21 de setembro, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveu mais um plantio nesta sexta-feira em unidade de conservação do município.

A ação faz parte do programa de arborização urbana da Administração Municipal, que objetiva nesta gestão de Jesus Chedid e Amauri Sodré o plantio de 25 mil mudas até o final de 2020.

No Parque Natural Municipal Refúgio das Aves, situado no Jardim América, o plantio foi realizado através de uma parceria com a empresa multinacional Amphenol e contou com a participação dos pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II. Foram 35 árvores plantadas de espécies variadas no entorno do parque. A Ação foi acompanhada pelo Coordenador do Meio ambiente da empresa Wanderson Freitas.

Durante as atividades foi reforçado o papel importante que as árvores exercem no meio ambiente como organismo essenciais para o equilíbrio do planeta. Elas amenizam o clima na cidade, controlando a radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar; retém CO2; ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação; ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local; desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade; promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes; entre outras funções essenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here