Bragança Paulista cresce no Ideb e atinge maior média desde 2009

Pela primeira vez, em quase dez anos, nos anos iniciais da rede pública, Bragança Paulista atingiu a meta, cresceu e alcançou 6,4.

0
Publicidade

Bragança Paulista, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2017 atingiu a meta, cresceu e alcançou 6,4 nos anos iniciais da rede pública, sendo que a meta era de 5,9 para a cidade. Desde 2009 o município sequer atingia a meta estipulada.

O foco da atual gestão é melhorar, continuamente, a situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado. O Ideb é uma das referências na medição da qualidade do aprendizado nacional e possibilita o monitoramento por meio de dados concretos, sendo calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (aprendizado dos alunos em língua portuguesa e matemática) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As metas estabelecidas pelo Ideb têm o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

O planejamento pedagógico unificado do ensino nas escolas urbanas e do campo da Secretaria Municipal de Educação é um dos principais fatores que influenciou os bons resultados obtidos. Trata-se de um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto escolar, com o objetivo de ministrar os conteúdos previstos no Currículo em todas as escolas de forma sistemática, a continuidade do trabalho em situações de transferências de alunos entre as unidades escolares e um ensino de qualidade nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino.

A Administração vem aprimorando a educação do município com diversos investimentos na área. Em pouco mais de um ano e meio, já conquistou duas novas creches (Jardim do Cedro e Henedina Cortez), retomou as obras e recuperou os recursos de mais três creches (Padre Aldo Bolini, Vista Alegre e Saada Nader) e conseguiu a implantação de uma escola de ensino fundamental, padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (Henedina Cortez). Uma atenção especial para a Zona Norte da cidade.

Além disso, a Prefeitura vem trabalhando com a reforma e revitalização das escolas municipais, substituição dos brinquedos dos playgrounds e das lâmpadas convencionais por LED, aquisição de mobiliários novos (carteiras e cadeiras), distribuição dos uniformes e kits escolares para todos os alunos da rede, sem distinção, e aquisição de um ônibus escolar para atender os alunos da zona rural. Assim como a revisão do plano de carreira do magistério municipal.

O compromisso da Administração é com a população bragantina e com a melhoria contínua numa das áreas basilares que promove um dos direitos fundamentais do ser humano – a educação. A Prefeitura parabeniza a equipe gestora, professores e funcionários das escolas municipais pelo empenho e dedicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here