Obras na Avenida dos Imigrantes seguem em andamento para maior fluidez e segurança na via

Atualmente, cerca de 43 mil veículos circulam na via; mudanças visam proporcionar mais segurança e fluidez no tráfego.

0

Uma das preocupações da Administração do Prefeito Jesus Chedid e vice Amauri Sodré para Bragança Paulista, desde o início da gestão, é a melhoria da mobilidade urbana e da segurança no trânsito, por isso, buscou a implementação do Sistema de Mobilidade Urbana no município, por meio da criação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Com o órgão, muitas ações e políticas públicas vem sendo adotadas para garantir melhorias à cidade, iniciando por pontos estratégicos.

A Avenida dos Imigrantes, uma das maiores conexões entre regiões da cidade, é um desses pontos. As políticas adotadas pela Administração começaram com a restrição da circulação de caminhões de segunda a sexta-feira, entre 7h e 22h, em ambos os sentidos da Avenida dos Imigrantes no trecho entre a Praça Nove de Julho e a rotatória da Avenida Doutor Plínio Salgado, via de acesso ao Circuito das Águas; entre outros trechos. Medida que também contribuiu com a fluidez do trânsito na via.

Considerada o principal corredor da cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, diariamente, trafegam na avenida cerca de 43 mil VDM (Veículo Diário Médio). Com a restrição da circulação de caminhões, foi possível reduzir a circulação em cerca de 1500 destes veículos na avenida.

Para a via, já estavam previstas mudanças oriundas do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado para a implantação do Bragança Garden Shopping, que prevê a retirada das rotatórias e a implantação semafórica nos cruzamentos da avenida, como compensação diante do impacto que a obra traria no trânsito local. Os dispêndios estão sendo realizados pela Administradora do Shopping, e as obras executadas pela empresa Tenco Engenharia, cabendo a Prefeitura a homologação dos projetos e fiscalização das obras.

As obras contemplam alterações em 7 interseções da Av. dos Imigrantes (Praça 9 de Julho, Av. Europa, Rua Felipe Siqueira, Av. Alberto Diniz, rotatória próxima ao Fórum, rotatória próxima à CâmaraMunicipal e rotatória que faz a ligação com a Rodovia Capitão Barduíno)Destas interseções apenas a da Av. Alberto Diniz não receberá sinalização semafórica, e todas passarão por correção geométrica,sinalização horizontal e vertical. Após a realização das obras civis e a instalação total do conjunto semafórico, será implementada a onda verde, conjunto de semáforos inteligentes. “Com a onda verde, o motorista passa em um semáforo e na medida que se aproxima do próximo, ele abre. Este sistema se repete nos demais cruzamentos, permitindo que o motorista faça grande parte do trecho da Avenida dos Imigrantes sem ter que parar”, explica o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Manoel Botelho.

Nas rotatórias próximas ao Fórum e à Câmara as alterações estão concluídas, assim como as correções geométricas nos entroncamentos com a Avenida Europa e a Av. Alberto Diniz. “Esta semana estamos executando os trabalhos na rotatória de acesso à Av. Plínio Salgado, onde criaremos uma alça direcional para quem vai para o Circuito das Águas, e outra para quem vai em sentido a Av. dos Imigrantes para a região do Lavapés”, explica o Secretário Botelho. A rotatória em questão também será semaforizada e integrará o sistema de onda verde, que segue até a Praça 9 de Julho. “A implantação da onda verde será implantada e testada ao longo de julho e reajustada no mês de agosto, onde teremos o tráfego normal para fazer os ajustes de sintonia fina e efetivamente desafogar o trânsito desta região ”, finaliza.

Na região da Praça 9 de Julho, as obras seguem em execução com cerca de 70% concluídas. As adequações e revisão também foram necessárias para que o projeto viário do local convergisse com as mudanças viárias previstas nas imediações do Lago do Taboão. Segundo a empresa responsável pelas obras, a pista nova será liberada no próximo dia 6 de julho.

Com as adequações do corredor da Avenida dos Imigrantes, a Administração Municipal pretende viabilizar um fluxo mais seguro para os pedestres e motoristas, além de ganho no tempo de locomoção. Como toda a realização de obra, as alterações geram transtornos temporários, mas a longo prazo oferecerá mais conforto e fluidez à locomoção da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here