O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está preparando um documento para reestruturar a formação de condutores a partir de 2018. Com as mudanças, os interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vão passar mais tempo na pratica antes de tirar a carteira. O Denatran preparou ao menos dez mudanças no processo de formação.
O objetivo é melhorar os índices de aprovação e qualidade na educação dos futuros condutores. Entre as principais mudanças está o aumento da carga horária nas aulas para carro, indo de 70 para 90 horas. Além disso, o registro será por biometria e vídeomonitoramento da participação dos alunos nas aulas práticas e teóricas.
“Nós já fazemos o registro biométrico das aulas teóricas e agora vamos fazer o registro biométrico e por vídeomonitoramento. Isso vai dar mais transparência na formação do condutor. Essa mudança vai beneficiar tanto os centros de formação que trabalham de uma maneira correta quanto o candidato, que é o maior beneficiado, por que vai sair melhor preparado do CFC”, ressaltou o presidente do Sindicato das Autoescolas do Espírito Santo (Sindauto), Anderson Perozini.
O presidente ainda disse que os valores para tirar a CNH poderão sofrer um reajuste e que isso será estudado pelo sindicato. Perozini completa ressaltando a importância das mudanças na formação dos condutores. “A proposta é uma melhor formação para o condutor. Melhorar a educação em primeiro plano e logo após a condução dele no trânsito”, disse Perozini.
O Especialista de Educação no Trânsito do Denatran, Francisco Garonce, afirma que o ponto mais importante da reestruturação é a definição clara do processo de formação do condutor e dos critérios adotados para as avaliações teóricas e práticas. “O objetivo final é termos um condutor que seja hábil para conduzir um veículo e que tenha consciência da sua responsabilidade e atitudes a serem tomadas por ele nas diversas situações, tanto no cotidiano quanto em emergências. O objetivo disso é ter condutores mais seguros e trará como resultado a redução das acidentalidades”, disse Garonce.
O documento para a reestruturação vai ser enviado até o final deste mês para o Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), órgão responsável pela modificação da lei. Caso as mudanças sejam aprovadas, as mudanças passarão a ser aplicadas em 180 dias.
Mudanças
Carro
- Mudança da carga horária nas aulas práticas e teóricas, que vão aumentar de 70 para 90 horas, divididas entre 34 horas de aulas básicas e 26 de aulas específicas.
- Registro da presença do aluno nas aulas por meio de vídeo monitoramento e biometria
Moto
- Pratica de 10 horas obrigatórias na via pública
- Mudança na carga horária das aulas, que vão de 65 para 85 horas
Caminhão
- Exigência do curso teórico
- Mudança na carga horária total, aumentando de 20 para 40 horas
Ônibus
- Exigência do curso teórico
- Mudança na carga horária total, aumentando de 20 para 40 horas
- Em caso de reprovação, o aluno deverá cumprir mais 5 aulas antes de realizar uma nova prova
- O tempo para a conclusão do curso aumentará de 12 para 18 cursos
- O motorista poderá fazer um curso à distância para renovar a CNH
- Antes de agendar o exame teórico, o aluno deverá fazer uma avaliação prévia no CFC.
Fonte: reprodução/Web / Ygor Cássio – eshoje