Arrastão de limpeza contra o Aedes aegypti e vacinação contra febre amarela continuam no município

Prefeitura realiza em mais um final de semana mutirão de limpeza, ação ‘Todos juntos contra o Aedes’ e vacinação contra a febre amarela.

0
Publicidade

A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços, realizou no último sábado, 28, o Arrastão de Limpeza contra o Aedes aegypti e vacinação contra a febre amarela em diversos pontos da cidade.

O Arrastão de limpeza percorreu os bairros Jardim das Laranjeiras, Darcilândia, Santa Terezinha e Jardim Dr. Júlio de Mesquita Filho. Os profissionais da Secretaria Municipal de Serviços procuravam por materiais que possam acumular água ou servir como criadouros para inúmeros insetos transmissores. Foram retirados desses bairros 9 caminhões com materiais inservíveis.

Durante a ação, agentes comunitários de saúde realizaram a campanha ‘Todos juntos contra o Aedes’, atendendo 1.392 residências, com o objetivo de orientar os moradores para o controle de vetores.

Simultaneamente, a Secretaria de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica, intensificou as ações de vacinação contra a febre amarela com quatro pontos fixos: na Feira de Artesanatos no Lago do Taboão, em frente ao Mercado Municipal, no Rodoterminal urbano (rodoviária velha) e no Bragança Garden Shopping. A vacinação casa a casa se estendeu para bairros Chácaras Fernão Dias, Bosque das Pedras e Portal São Marcelo. Na ocasião, foram aplicadas mais de 1.600 vacinas contra a febre amarela.

Cabe ressaltar que a dose da vacina é única e quem já foi imunizado não precisa tomar novamente. A Prefeitura orienta que a febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores (mosquitos e afins). A doença é comum em primatas, que são os principais hospedeiros do vírus. Por isso, ao encontrar algum macaco morto não mexa no animal e comunique imediatamente a Vigilância Epidemiológica no telefone (11) 4034-4144, para recolhimento e mapeamento destas áreas.

O próximo Arrastão de Limpeza acontecerá dia 11, das 7h30 às 17h, e atenderá os bairros Comendador Cardoso, Jardim Anchieta e Vila Municipal.

A Administração Municipal solicita aos moradores, que coloquem os lixos na calçada, em frente às suas casas, na noite em que antecede o arrastão de limpeza, ou seja, na sexta-feira, para que sejam recolhidos pela manhã do dia da ação.

A ação se repetirá nos próximos finais de semana.

Confira a programação:

18/11 – Vila Motta

25/11 – Vila Aparecida

02/12 – Padre Aldo Bolini e Vila Batista

09/12 – Jardim São Lourenço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here