O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 Regional CGR de Bragança divulgou dados estatísticos dos atendimentos prestados na sua área de abrangência e que atendem às urgências de natureza clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia–obstétrica, psiquiátrico e mortalidade.
Em Atibaia, foram 1049 atendimentos, 191 em Bom Jesus, 1558 em Bragança Paulista, 110 no município de Joanópolis, 202 em Nazaré Paulista, 131 em Pedra Bela, 318 em Pinhalzinho, 258 em Piracaia, 257 na cidade de Socorro, 70 em Tuiuti e 64 em Vargem.
Nas tabelas estão demonstradas as identificações dos tipos de chamadas:
Além dos atendimentos, a Central de Regulação 192 fornece informações, cadastra os trotes recebidos entre outros, como ligações particulares e telefonemas das equipes, em que é possível identificar e classificar os chamados recebidos pela Central.
Abaixo temos os registros obtidos no período de agosto/2017 dos chamados recebidos pelos municípios, onde:
– Atendimento com envio de veículo caracteriza-se pelas ligações recebidas no qual após passarem por regulação médica gerou o acionamento do veículo (USA e USB) para atendimento no local da ocorrência.
– Atendimento sem envio de ambulância indica as ligações que passaram pela regulação médica, porém, que não geraram o envio de veículo do SAMU. Exclui-se destas as orientações, e incluímos as decisões médicas de procura de leitos, contato com regulação estadual e as solicitações de apoio aos Bombeiros e Polícia Militar.
– Orientação é definida por todas as ligações em que passaram por regulação médica e não houve necessidade de envio de veículo. São atendimentos que se concluem apenas com orientação ao usuário.
– Trotes.
– Ligação com equipe é definida pelas ligações recebidas das equipes das unidades de atendimento para regulação com o médico e/ou repasse de informações sobre a ocorrência.
– A particular é definida como ligações pessoais e urgentes para a equipe da Central de Regulação.
– E no item Outros são designados para as ligações que não geram atendimento médico e não se enquadram nas demais citadas acima. Por exemplo, a solicitação de informações sobre locais de saúde.
Destaca-se das demais, ligação com equipe, que corresponde com 39% do total de chamados, isto se deve ao grande número de locais de sombra onde os rádios transmissores não funcionam, e qualquer tipo de contato das equipes de USA e USB nestes locais é realizado exclusivamente via telefone para o número 192 gratuito do SAMU. Também há uma recomendação por parte da Coordenação Regional, de quando tratar-se de regulação médica, que as equipes utilizem a linha 192 para falar com o médico regulador, já que todas as ligações são gravadas e isso oferece segurança à equipe quanto aos procedimentos a serem realizados através da tele-medicina.
O gráfico a seguir apresenta de maneira clara e sucinta os horários de maior pico de atendimento em maior parte dos municípios neste período de agosto:
De uma forma geral, o horário de maior pico para recebimentos de chamados é o período entre 12h01min e 18h00min, o que contabiliza 32% das chamadas.
Com base em análises realizadas pela Coordenação Regional, os resultados apresentados traduzem a realidade vivenciada nos municípios, visto que estes horários são pertinentes ao deslocamento das pessoas para o almoço e saída do trabalho, onde realmente há um aumento no fluxo de veículos em maior parte dos municípios.
Conforme os dados da tabela, o dia da semana com discreto aumento no número de atendimentos é na quarta-feira, no qual corresponde com 16% dos atendimentos.
De acordo com análise feita pela Coordenação Regional de maneira geral entende-se que existe uma variação dos dias de maior movimento, sem que exista uma explicação efetiva para o fato, sendo que as porcentagens das ligações recebidas nos outros dias da semana totalizam valores aproximados.