Serra da Mantiqueira é destaque na revista Science

Localidade ocupa a oitava colocação entre as áreas protegida mais insubstituível do planeta

0

A Serra da Mantiqueira, que inicia na região bragantina e passa pelo Vale do Paraíba, foi eleita recentemente por um estudo publicado na revista Science, uma das mais conceituadas do mundo. A localidade ocupa a oitava colocação entre as áreas protegida mais insubstituível do planeta.

Elaborado pela International Union for Conservation of Nature (União Internacional para Conservação, em inglês), o ranking analisou 78 lugares, que englobam 137 áreas protegidas em 34 países. Juntas, essas regiões protegem a maioria das populações de 627 espécies de animais, incluindo 304 espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo.

Para o diretor do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Tomzhinski, o estudo reforça todo reconhecimento do trabalho de preservação da biodiversidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira. “Reforça toda a necessidade de estarmos trabalhando pela conservação desse corredor verde que tem um importante papel, por exemplo, na produção de água que nasce na Serra da Mantiqueira e abastece toda a área do Vale do Paraíba”, comentou o diretor do parque.

A cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira inicia perto de Bragança Paulista, passa por Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, no estado de São Paulo, e se expande pelos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na lista, o Parque Nacional Kakadu (Austrália) aparece em primeiro lugar. O Brasil ainda aparece no ranking com Alto Rio Negro (6º lugar), Serra do Mar (7º) e o Vale do Javari (9º).

CARACTERÍSTICAS

Muito procurado para a prática de alpinismo por apresentar picos elevados, a Serra da Mantiqueira também é conhecida pelas temperaturas amenas – principal atrativo aos turistas que frequentam a região. Também se destaca pelas formas de vida animal como o lobo-guará, a onça parda, jaguatirica e o bugio, uma espécie de primata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here