Centenas de pessoas formaram nesta quarta-feira (05) uma fila gigantesca em frente ao Sindicato do Papel, no bairro Vila Santa Libania, em busca de uma vaga de emprego em Extrema (MG). Sindicato em parceria com Agencias de Empregos promovem mutirão para quem busca se recolocar no mercado de trabalho.
Segundo informações, por volta das 7h30 já havia cerca de 400 pessoas na fila. Estão sendo oferecidas vagas para trabalhar na cidade de Extrema, seleção realizada foi para oportunidades na empresa Bauducco.
O motorista Eduardo, 27 anos, afirma que os jovens estão saindo da cidade diante da falta de oportunidade. “Temos poucas opções de emprego. Faltam empresas se instalarem no município. Se isso acontecesse, Bragança mudaria completamente”.
A empregada doméstica Maria das Rosas, 35 anos, compartilha da mesma opinião. “Falta algo que gerasse mais postos de trabalho, talvez uma fábrica. A única opção que sobra é o comércio, com destaque para supermercados”, diz.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,5% no trimestre de fevereiro a abril. O índice subiu 0.5 ponto percentual em relação ao trimestre de novembro de 2018 a janeiro de 2019 (12,0%), mas teve uma leve queda de 0.4 ponto percentual na comparação com o mesmo período do ano anterior (12,9%).