Publicidade UNIFAG - Estudos 2026
Início Bragança Paulista 2º Festival do Café começa nesta sexta-feira (9) em Bragança Paulista

2º Festival do Café começa nesta sexta-feira (9) em Bragança Paulista

Evento gratuito acontece até 12 de outubro, no Posto de Monta, com cafés especiais, gastronomia, produtos rurais e programação equestre

0
FOTO: SECOM
Publicidade Energisa - Dicas de segurança para períodos de chuva

O 2º Festival do Café de Bragança Paulista começa nesta sexta-feira (9) e segue até segunda-feira (12), no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). O evento terá entrada e estacionamento gratuitos e funcionará das 10h às 20h.

Durante os quatro dias, o público poderá conhecer cafés especiais produzidos no município, participar de degustações, conversar com cafeicultores, comprar cafés e outros produtos, além de acompanhar demonstrações de preparo e torra.

FOTO: SECOM

A programação também inclui gastronomia, feira de produtos rurais, produtos derivados do café, atividades relacionadas ao agronegócio e atrações equestres.

O festival é realizado por cafeicultores e produtores locais, com apoio da Prefeitura de Bragança Paulista e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, além da parceria da Associação Café e Cultura de Bragança Paulista.

Programação

Entre os destaques está a Copa do Mundo de Pelagens do Cavalo Mangalarga, que acontece de 9 a 11 de outubro, com provas e atividades relacionadas à raça. No sábado (10), também será realizada a Prova dos 3 Tambores, promovida pelo Núcleo Fernão Dias, com programação das 8h às 21h.

Na segunda-feira (12), feriado e Dia das Crianças, a programação inclui a 14ª Prova de Marcha de Muares e Equinos de Bragança Paulista, a partir das 9h. O evento contará ainda com atividades voltadas às famílias.

Cafés especiais

Seis produtores de cafés especiais participarão desta edição, oferecendo degustação, informações sobre os produtos e venda direta ao público.

Entre os participantes estão Aromas de Bragança – Fazenda Boa Esperança, Café Campo Belo do Biriçá, Belasco Cafés Especiais, Café Essência de Bragança Paulista, Café Riedel e La Bambita.

Durante o festival, os visitantes também poderão conhecer produtos derivados do café e pratos preparados com o produto.

Produção rural e turismo

A feira de produtos rurais reunirá empreendedores e expositores, com opções relacionadas ao café, à produção rural e à gastronomia.

O evento também terá divulgação da Rota do Café, iniciativa que aproxima visitantes das propriedades produtoras e da produção cafeeira. A Associação Café e Cultura de Bragança Paulista participa da programação, enquanto o Sebrae atua na preparação dos produtores para o festival.

Segundo as informações divulgadas, Bragança Paulista foi reconhecida por cinco anos consecutivos com o melhor café do Estado de São Paulo.

Expectativa de público

A primeira edição do Festival do Café, realizada em 2025, reuniu aproximadamente 10 mil pessoas durante os quatro dias. Para este ano, a expectativa é receber cerca de 14 mil visitantes.

O evento será realizado em espaço aberto, com programação sujeita às condições climáticas. O Posto de Monta terá banheiros e será pet friendly.

O 2º Festival do Café começa nesta sexta-feira (9) e segue até 12 de outubro, reunindo cafeicultura, gastronomia, produção rural, atrações equestres e atividades para o público durante o feriado.