Mesmo depois de ser alertado sobre a informação incorreta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mencionar a falsa associação entre o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) e uma suposta proposta para retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil.
A declaração ocorreu durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band, exibido neste domingo (27). Na ocasião, a jornalista Adriana Araújo corrigiu o presidente ao explicar que a informação atribuída a Flávio Bolsonaro não correspondia aos fatos.
Lula, entretanto, afirmou que não tinha certeza de que se tratava de uma fake news e justificou a declaração pela ampla circulação do conteúdo nas redes sociais.
Como surgiu a informação falsa
A publicação que circulou nas redes atribuía a Flávio Bolsonaro apoio a uma proposta que teria como objetivo retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil. O projeto, no entanto, foi apresentado em dezembro de 2007 pelo então deputado federal Victório Galli, que naquele período era filiado ao MDB. A proposta acabou arquivada no ano seguinte.
A associação do projeto ao senador ganhou repercussão depois que o programa Em Pauta, da GloboNews, noticiou uma suposta reação da Igreja Católica a uma mobilização de evangélicos relacionada ao tema. Posteriormente, a emissora reconheceu o erro, corrigiu a informação e pediu desculpas.
De acordo com um levantamento do Instituto Democracia em Xeque, o assunto alcançou aproximadamente 1 milhão de publicações em menos de três dias.
Flávio Bolsonaro, por sua vez, acusou integrantes do PT de contribuírem para a disseminação da informação falsa e mencionou a possibilidade de envolvimento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no episódio.







