Publicidade
Início Bragança Paulista Feira das Nações 2026 reúne gastronomia, cultura, tradição rural e solidariedade em...

Feira das Nações 2026 reúne gastronomia, cultura, tradição rural e solidariedade em Bragança Paulista

Evento será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), com entrada e estacionamento gratuitos

0
Foto: SECOM
Publicidade

O Fundo Social de Solidariedade de Bragança Paulista realiza, nos dias 15 e 16 de agosto, a edição 2026 da Feira das Nações, um dos eventos beneficentes tradicionais do município.

A iniciativa tem como objetivo contribuir com a arrecadação das entidades assistenciais participantes, que serão responsáveis pela comercialização de pratos típicos durante os dois dias de programação. A renda obtida será destinada à manutenção dos projetos sociais desenvolvidos pelas instituições.

Além da gastronomia internacional, a feira contará com apresentações culturais, shows musicais, exposição de artesanato, atividades relacionadas ao agronegócio e atrações que valorizam as tradições rurais do município.

O evento será realizado no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). No sábado (15), a programação acontece das 8h às 22h. No domingo (16), será das 8h30 às 18h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

A Feira das Nações reunirá barracas gastronômicas organizadas por entidades beneficentes de Bragança Paulista, com pratos típicos de diferentes países. Participam desta edição:

  • Brasil – Fundo Social de Solidariedade;
  • África do Sul – Formiguinhas;
  • Alemanha – Associação Beneficente São Lucas;
  • Arábia – SAMA;
  • Argentina – Residência Inclusiva;
  • China – Mais Vida;
  • Coreia/Japão – Tabernáculo de Jesus Assistente Social;
  • Espanha – Casulo;
  • Estados Unidos – Paróquia Santa Rita de Cássia;
  • Holanda – AMADAS;
  • Itália – Lar São Vicente de Paulo;
  • Portugal – Pescadores de Cristo;
  • Suíça – Lar da Bênção.

Além da gastronomia, o público poderá visitar a Feira de Artesanato, com exposição e comercialização de produtos produzidos por artesãos do município.

A programação agropecuária será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios e contará com atividades como a Prova dos Três Tambores, exposição de máquinas e tratores agrícolas, missa campal com bênção dos tratores e a tradicional Tratorada.

A Tratorada será realizada no domingo (16), com saída às 10h do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa. O trajeto seguirá pela Avenida Norte-Sul, Praça 9 de Julho, Avenida José Gomes da Rocha Leal, Lavapés, Rua Dr. Freitas, Avenida Minas Gerais e Avenida Samuel Lucchesi, com retorno ao Posto de Monta.

Programação

Sábado – 15 de agosto | Das 8h às 22h

  • Exposição de Artesanato – durante todo o dia;
  • 8h – Prova dos Três Tambores e Exposição de Máquinas e Tratores Agrícolas;
  • 10h30 – Apresentação da Terceira Idade – Capoterapia;
  • 11h – Apresentações das Escolas Municipais:
    • E.M. Fernando Amos Siriani – espetáculo com representação dos quatro continentes;
    • E.M. Zitta de Mello Barbosa – apresentação “Brasil – Terra que Encanta”;
    • E.M. Abner Antonio Sperendio – apresentação do grupo Étoile Corp;
  • 12h – Show com Zé da Gente;
  • 14h30 – Show com Nicolas Fornari;
  • 17h30 – Show com Pagode do Léo;
  • 20h – Show com Rick Fazenda.

Domingo – 16 de agosto | Das 8h30 às 18h

  • Exposição de Artesanato – durante todo o dia;
  • 8h30 – Missa Campal com bênção dos tratores;
  • 9h30 – Apresentação da Terceira Idade – Tributo a Charles Chaplin;
  • 9h40 – Apresentação de sapateado com Fábio Tognin;
  • 9h55 – Apresentação da Terceira Idade – Dança Cigana;
  • 10h – Tratorada;
  • 10h30 – Show com Paulinha & Adriano;
  • 12h30 – Show com Tony Angeli;
  • 14h30 – Show com Os Marditos;
  • 17h – Show com Banda Pires.

A Feira das Nações 2026 reúne gastronomia, cultura, lazer, solidariedade, artesanato e atividades ligadas ao setor rural, fortalecendo a participação das entidades assistenciais e valorizando iniciativas culturais e econômicas do município.