O setor imobiliário de Bragança Paulista está e compasso de espera, pois o decreto nº 2865 suspendeu preliminarmente a aprovação de novos loteamentos em Bragança Paulista. O objetivo segundo a prefeitura é controlar e impedir o crescimento urbano desordenado e garantir infraestrutura e condições para que a cidade se desenvolva ordenadamente. A suspensão ficará em vigor até que se conclua a atualização e revisão do novo Plano Diretor do Município.
“A cidade deve crescer com regras e ordem, o crescimento urbano não pode comprometer a qualidade de vida da população. Novos loteamentos trazem mais pessoas à cidade, e devemos prepará-la com toda a estrutura e serviços públicos para atender a todos, não só retalhar as áreas da cidade. Com organização, podemos ampliar ofertas de emprego, melhorar a infraestrutura da cidade e oferecer um crescimento e desenvolvimento saudável para todos”, afirmou o Prefeito Jesus.
Atualmente, há cerca de 200 loteamentos irregulares na cidade, muitos em processo de aprovação. O Decreto vai impedir principalmente este tipo de loteamento, que gera crescimento desordenado sem planejamento adequado e a urbanização dispersa que geram problemas significativos sociais, ambientais, urbanos e de infraestrutura.
Segundo alguns empresários no ramo imobiliário, a suspensão poderá causar a médio e longo prazos prejuízos a empreendedores do setor, e adiará o sonho de muitas pessoas de construírem sua casa própria, além de afugentar investidores, que procurarão outra cidade que tenham uma política definida para a área de habitação.