Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Carnaval 2026: prefeito ainda avalia realização dos desfiles em Bragança Paulista

Carnaval 2026: prefeito ainda avalia realização dos desfiles em Bragança Paulista

Três das quatro escolas de samba já ensaiam, mas a Nove de Julho não se preparou por falta de recursos.

0
Foto: SECOM
Publicidade Banner Energisa

A cerca de 20 dias do Carnaval 2026, o prefeito Edmir Chedid afirmou ao Jornal Em Pauta que ainda não decidiu se os tradicionais desfiles das escolas de samba de Bragança Paulista acontecerão.

“Estamos esperando até segunda ou terça-feira para definir isso junto às escolas e à Câmara de Vereadores. Faremos todo o possível para acontecer, porque são escolas que trabalham com a comunidade, têm mais de 300 integrantes cada e muitas famílias sonham com isso o ano inteiro”, disse o prefeito.

Em 2025, a prefeitura repassou R$ 1,7 milhão à Liga Independente das Escolas de Samba (LIESB) para realizar os desfiles, mas questionamentos judiciais sobre a legalidade do repasse à entidade complicaram a situação. O ex-presidente da LIESB, Cléber Centini Cassali, condenado por improbidade administrativa, chegou a assumir cargo na Secretaria de Cultura, mas foi suspenso após decisão judicial.

Três das quatro escolas de samba em atividade já realizam ensaios: Dragão Imperial, Acadêmicos da Vila e Lavapés. A Nove de Julho informou que não vai desfilar devido às incertezas sobre a realização do Carnaval e dificuldades financeiras.

Outro obstáculo é a estrutura: diferentemente do ano passado, a prefeitura não terá aporte estadual para arquibancadas, que custariam R$ 800 mil para os quatro dias de desfile. A Secretaria de Cultura e Turismo já realizou licitação para locação de estruturas, mas o prefeito afirmou que pretende realocar os recursos caso os desfiles não ocorram, investindo na saúde municipal.

O CarnaPraça está confirmado, mas a programação oficial do Carnaval ainda não foi divulgada.