Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Justiça mantém campanha “Atestado Responsável” em Bragança Paulista

Justiça mantém campanha “Atestado Responsável” em Bragança Paulista

Justiça indeferiu ação popular contra campanha da Prefeitura de Bragança Paulista, que orienta emissão de atestados médicos e declarações de comparecimento sem afetar autonomia médica.

0
Foto: SECOM
Publicidade Banner Energisa

O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da 1ª Vara Cível do Foro de Bragança Paulista, negou pedido liminar em ação popular contra a campanha “Atestado Responsável”, implantada pela Prefeitura de Bragança Paulista. A decisão concluiu que a iniciativa apenas traz orientações sobre emissão de atestados médicos e não viola a autonomia dos profissionais de saúde.

A campanha foi formalizada pela Resolução SMSA nº 03/2025, publicada pela Secretaria Municipal de Saúde, em 12 de novembro. A normativa orienta que atestados médicos sejam emitidos apenas quando houver real necessidade clínica de afastamento, enquanto declarações de comparecimento podem ser fornecidas nos demais casos, sem substituir o julgamento médico.

Redução de filas e tempo de espera

Segundo a Prefeitura, o monitoramento do impacto da campanha mostra redução na procura por atendimento adulto nas UPAs: 12,2% em 17 de novembro, 22,3% em 24 de novembro e 18,2% em 1º de dezembro.

Na UPA Bom Jesus, o tempo médio de espera para atendimento às 16h, que chegava a cerca de três horas, foi eliminado em 1º de dezembro, segundo a Prefeitura. Também houve diminuição no tempo de espera para administração de medicamentos após a consulta. O atendimento pediátrico não foi afetado.

A Prefeitura afirma que a campanha reforça ações educativas, melhora a organização do fluxo assistencial e prioriza pacientes com situação de saúde aguda ou grave.