Uma ação conjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Polícia Civil resultou no resgate de 60 aves da fauna nativa mantidas ilegalmente em cativeiro, no bairro Planejada I, em Bragança Paulista.
Entre os animais estavam 38 trinca-ferros, 5 coleirinhos machos, 3 fêmeas, 7 bigodinhos fêmeas, 2 sabiás-laranjeiras, 2 tico-ticos, 2 papa-capins e 1 canário-da-terra. As aves estavam em condições precárias, com sinais de estresse, desnutrição e plumagem danificada. Algumas ficavam em um quarto escuro e sem ventilação, com gaiolas e bebedouros sujos e mal conservados.
O responsável foi levado à delegacia e vai responder por crime ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente também aplicou auto de infração, com base na Lei Municipal nº 4.311/2012, e poderá aplicar multa ao infrator.
As aves foram encaminhadas à Associação Mata Ciliar, onde passarão por atendimento veterinário, reabilitação e posterior reintrodução na natureza, quando estiverem aptas.
As gaiolas foram destruídas e descartadas adequadamente pela Secretaria de Serviços, para evitar reutilização.
A operação reforça o compromisso do município no combate aos crimes contra a fauna silvestre. Casos semelhantes podem ser denunciados pelo telefone (11) 4034-6780, da Secretaria do Meio Ambiente.






