Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista OPERAÇÃO TRINCA FERRO: Polícia Civil flagra falsificação de anilhas e maus-tratos a...

OPERAÇÃO TRINCA FERRO: Polícia Civil flagra falsificação de anilhas e maus-tratos a aves silvestres

0
Publicidade Banner Energisa

Uma ação da Polícia Civil em conjunto com a Divisão do Bem-Estar Animal (DIBEM) resultou na apreensão de 59 aves silvestres no bairro Cidade Planejada I, em Bragança Paulista. A operação foi deflagrada após denúncia anônima sobre a manutenção irregular de pássaros da fauna brasileira em cativeiro.

Durante as diligências, os agentes foram recebidos pelo morador, que permitiu a entrada no imóvel. No local, foram encontrados dezenas de pássaros anilhados, incluindo espécies como trinca-ferro (37), papa-capim (9), bigodinho (8), canário (1), tico-tico (2) e sabiá-laranjeira (2). Em um segundo espaço anexo à residência, foram localizadas outras 17 aves em condições inadequadas de cativeiro.

O suspeito confessou que as anilhas utilizadas nos animais são falsas, revelando que já havia sido autuado em 2020 por situação semelhante. A autorização dele junto ao IBAMA estava vencida desde 2013, segundo apuração feita pela DIBEM com o órgão ambiental federal.

Com base nos fatos, o homem foi preso em flagrante por falsificação de selo ou sinal público (artigo 296 do Código Penal) e por crime ambiental (art. 29 da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9.605/98), que proíbe a manutenção de animais silvestres sem a devida autorização.

As aves foram apreendidas e encaminhadas pela DIBEM para Jundiaí, onde passarão por avaliação veterinária antes de serem reintroduzidas à natureza.

O suspeito foi levado para a Cadeia Pública de Piracaia, onde permanece à disposição da Justiça e aguardará audiência de custódia.