Por Jéssica Barletta
A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), confirmou nesta semana, a ativação da bandeira amarela, com isso a conta de luz ficará mais barata em novembro.
Sendo assim, haverá uma taxa extra de 1 real e 88 centavos por cada 100 quilowatts-hora consumidos. Ou seja, bem menos no caso da bandeira vermelha nível 2, que é a pior de todas, que estava em vigor em outubro, e acrescentava quase 8 reais por cada quilowatts-hora.
A mudança da bandeira vermelha, para a amarela se deve ao melhoramento das condições de geração de energia no país, por causa da volta das chuvas em várias regiões ajudando a aumentar o nível das usinas hidrelétricas.
Apesar desta melhora, as previsões de chuvas e vazões para as regiões dos reservatórios permanecem abaixo da média histórica. Mas, a tendência para os próximos meses é de um clima mais quente e seco que o normal, sendo assim mantem um alerta para a população e uma certa dependência das usinas térmicas, que geram uma energia mais cara.
De acordo com a nota da Aneel, onde avaliam que o sistema de bandeira tarifária permite que o cidadão tenha um papel mais ativo na definição da sua conta de energia, já que sabem o valor adicional antes do início do mês, podendo assim adaptar-se o seu consumo para reduzir o valor a ser pago.
A Aneel, reforça a importância de consumir energia de forma consciente, evitando desperdícios, a economia no consumo não só reduz os custos para a população, mas contribui também para a sustentabilidade e o equilíbrio do setor elétrico, principalmente nesse momento de incertezas climáticas que estamos sofrendo em todo o país.