Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Primeiro final de semana do Festival de Inverno 2024 encanta centenas de...

Primeiro final de semana do Festival de Inverno 2024 encanta centenas de pessoas em Bragança Paulista

0
Foto: SECOM
Publicidade Banner Energisa

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, deu início na última quinta-feira (04/07) ao “Festival de Inverno 2024”. A abertura oficial do evento ocorreu no Teatro Carlos Gomes, localizado nas dependências do Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, com a apresentação da Jazz Big Band – Tributo “Sinatra, o homem e a música”.

Em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, visando fomentar a formação de novos públicos para a cultura e o cinema, os bairros Águas Claras, Serrinha e Jardim Fraternidade receberam o filme “Minhocas”, animação brasileira em stop-motion e filme infantil “Perlimps”, no final de semana, dias 6 e 7 de julho.

O longa “Minhocas” fala sobre a história de Júnior, uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos os que conhece o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia um dos que o provoca para um desafio envolvendo um arriscado salto sobre um penhasco. Com uma duração total de 80 minutos, o filme “Perlimps”  mostra a busca pela paz entre reinos, onde a dupla Claé e Bruô superam suas diferenças e parte em uma aventura para localizar as criaturas “Perlimps”.

No sábado (06)), o Centro Cultural Jesus Chedid recebeu o espetáculo de Dança Flamenca em que o público teve a oportunidade de, ao som da guitarra espanhola, do cajón, das vozes marcantes e do sapateado, sentir o calor, a veemência, a emoção e o aconchego da alma espanhola, tão familiar aos imigrantes e seus descendentes. O flamenco foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, em 2010. O espetáculo tem em seu DNA um pouco da cultura árabe, cigana, cristã, judaica e que se desdobra em cerca de 200 palos (ritmos).

Ainda no sábado, a Arena do Lago do Taboão recebeu a banda  de indie rock e pop “Plutão Já Foi Planeta”, formada por Cyz Mendes, Sapulha Campos e Gustavo Arruda. Nos palcos desde 2013, o grupo surgiu no Rio Grande do Norte e hoje reside em São Paulo. São ao todo 3 álbuns, 1 EP, alguns singles, com destaque para colaboração com Maria Gadú. 

Por falar nela, finalizando a noite de sábado, a cantora, compositora, musicista e produtora, Maria Gadú, subiu ao palco no Lago do Taboão. Suas canções compuseram a trilha sonora de diversas novelas, filmes e seriados. Ao longo de sua trajetória, dedicou-se aos estudos de antropologia, sociologia e a história do Brasil, tornando-se referência para os movimentos indígenas, LGBTQIA+, feminista e anti-racista. 

Como ocorre tradicionalmente aos domingos, os bragantinos e turistas puderam prestigiar a Feira de Artesanato no Lago do Taboão e a Feira da Amizade no Posto de Monta. 

Na parte da tarde, aconteceu o Teatro Infantil “A saga de um palhaço sem lona”, no  Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid. O espetáculo, contemplado pelo PROAC, narra a emocionante história de um palhaço em busca de um local para seu circo na cidade e reflete a luta dos artistas de circo que encantam públicos em semáforos, portas de lojas, transportes urbanos e festas infantis. Inspirada na vida de Ronaldo Aguiar, a peça revela seu encontro com o circo durante a infância em Abreu e Lima–PE.

Foto: SECOM

Finalizando o domingo (07), a arena do Lago do Taboão recebeu o grupo de samba Quarteto +1, Rodrigo José e os Originais do Samba. Começando a tarde, o grupo Quarteto +1 apresentou um roda de samba diferenciada, uma mestiçagem da música popular brasileira, com muito suingue, que vai do samba de terreiro, samba-afro, carioca e paulista, sempre finalizando com um samba enredo para deixar aquele gostinho de quero mais. 

Já o artista Rodrigo José uniu a sonoridade clássica dos anos 60 e 70 ao moderno, criando um estilo novo e único na música brasileira. Com arranjos cuidadosos, transformou grandes clássicos da música popular em versões modernas e inusitadas. Acompanhado pela Banda Chic 10, o show foi recheado de clássicos que estão no subconsciente do público como, por exemplo, Sem você não viverei (Ovelha) e Eu não sou cachorro não (Waldick Soriano).

E fechando o primeiro final de semana do Festival de Inverno 2024, Os Originais do Samba cantaram seus grandes sucessos: Cadê Tereza, Esperanças Perdidas, Assassinaram o Camarão, Falador Passa Mal, Tenha Fé, Do Lado Direito da Rua Direita e dezenas de outros. Em 2024, o grupo comemora 60 anos de muito samba e histórias na MPB.

Nesta semana, as atividades do Festival de Inverno começam na terça-feira (09), com a História Cantada Tonico e Tinoco, no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, às 20h. Salientando que os ingressos para as apresentações que acontecem no Centro Cultural, Clube Literário e Clube de Regatas devem ser retirados na semana do evento, no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, localizado na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251 – Centro, das 8h30 às 18h.

Confira a programação desta semana: 

  • 9 de julho (terça-feira)
    20h – História Cantada Tonico e Tinoco
    Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
  • 10 de julho (quarta-feira)
    20h – Canja com Canja
    Local: Clube Literário
  • 11 de julho (quinta-feira)
    20h30 – Stand Up Comedy com Gui Santana
    Local: Clube de Regatas Bandeirantes
  • 11 de julho (quinta-feira)
    20h – Teatro A vida como ela é
    Censura 14 anos
    Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
  • 12 de julho (sexta-feira)
    20h- Classical Queen
    21h – Banda AI9
    Local: Arena do Lago do Taboão
  • 12 de julho (sexta-feira)
    20h – Teatro O Poeta do Cordel
    Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
  • 13 de julho (sábado)
    14h – Projeto Tardezinha
    21h30 – Luiza Possi
    Local: Arena do Lago do Taboão
  • 13 de julho (sábado)
    14h30 – Exibição de Cinema – Filme Tromba Trem
    Local: Quadra Esportiva da Rua José Del Roio
  • 13 e 14 de julho (sábado)
    16h – Teatro Quiprocó (PROAC)
    Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
  • 14 de julho (domingo)
    10h – Feira da Amizade com apresentação da orquestra de Viola “Violeiros das Sete Colinas”
    Local: Posto de Monta
    10h – Feira de Artesanato
    Local: Lago do Taboão

14 de julho (domingo)
10h30 – Exibição de Cinema – Filme Tromba Trem
Local: Ciles Bairro do Toró

14 de julho (domingo)
14h – Texas Hammer
16h – Red Fox
18h – Grupo Nossa Paixão – Raça Negra Experience
Local: Arena do Lago do Taboão