Moradores dos bairros Chácaras Fernão Dias e Parque Caetê tiveram um bate-papo bem importante sobre segurança com a rede elétrica. A ação promovida pela Energisa Sul-Sudeste ocorreu na manhã deste sábado (20), na sede da Associação de Moradores, onde foram abordados os riscos elétricos aos quais as pessoas se expõem no dia a dia.
De acordo com a coordenadora da Manutenção de Subestação e Linhas de Alta Tensão, Heloisa Souza de Oliveira, a energia elétrica é essencial para a maioria das atividades cotidianas, mas “o uso incorreto e inseguro desse produto que não tem cor e nem cheiro, pode ser fatal”.
“Nosso compromisso é orientar a comunidade sobre a importância de adotar as medidas de segurança para evitar acidentes elétricos dentro e fora de casa”, enfatiza.
Riscos no dia a dia
Em um bate-papo dinâmico e atividades lúdicas, adultos e crianças puderam refletir sobre os principais riscos envolvendo a rede elétrica.
“Dentro de casa, por exemplo, é preciso ficar atento às tomadas irregulares, instalações elétricas sem manutenção, e uso inadequado de extensões e adaptadores para conectar vários aparelhos eletrônicos. São práticas comuns que podem provocar desde um choque elétrico até incêndios de grandes proporções”, enfatiza a técnica de segurança do trabalho da Energisa, Ana Santana Bruinsma Coelho.
Quem trabalha na construção civil, dirige maquinários agrícolas, realiza limpezas externas ou instalações de placas e outdoors também está exposto a situações de riscos de acidentes elétricos.
“Ao edificar andaimes, manusear ferramentas, antenas, calhas e vergalhões, ou manobrar tratores em áreas rurais ou urbanas, é indispensável manter uma distância segura da fiação. A simples proximidade desses equipamentos com a rede pode provocar descarga por indução elétrica, provocando queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte”, acrescenta.
Para a garotada, o alerta principal durante o papo foi as brincadeiras com pipas. “Pipa e rede elétrica não combinam. O correto é brincar longe dos fios, em áreas abertas como campos de futebol e parques”, orienta Ana, enfatizando que o alerta vale também para os adultos que não devem permitir que crianças ou adolescentes escalem postes, nem tentem puxar pipas enroscadas nos fios. “Essa simples atitude pode ser fatal”, finaliza.