Nesta quinta-feira (21), teve início a formatura do Projeto “Bombeiro na Escola”. A primeira escola a participar foi a E.M. Prof. Joaquim Theodoro Silva. A iniciativa é da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Participaram da formatura a diretora da escola, Carla Alves Ferreira de Souza, o bombeiro educador Cabo PM Isis Zetter Donati Neto, o Subtenente do Corpo de Bombeiros Douglas Bacci, o Cabo Renato Carmo, o Cabo Depentor, o Soldado Harley e professores.
Durante o evento, os alunos receberam o certificado e conheceram o Mascote “Faísca”, além de terem contato com o caminhão auto bomba salvamento.
O Projeto é voltado para os alunos do 4º ano das escolas municipais de Bragança Paulista. São 4 encontros semanais com duração de 1 hora.
“Apesar de estar nesse trabalho há mais de 5 anos, é sempre uma grande emoção e alegria poder ensinar os alunos sobre como evitar acidentes, como incêndios, acidentes de trânsito, afogamentos, acidentes domésticos, entre outros. Já tivemos relatos de alunos que utilizaram esses aprendizados para salvar pessoas”, disse o bombeiro instrutor Cabo PM Isis Zetter Donati Neto.
Neste mês de março, o projeto foi realizado em cinco escolas municipais: E.M. Prof. Joaquim Theodoro Silva; E.M. Cel Ladislau Leme; E.M. Profª Zitta de Mello Barbosa; E.M. Prof. Orlando Pinto de Oliveira e E.M. Prof. Dinorah Ramos, atendendo cerca de 265 alunos. Porém, o projeto acontece durante todo o ano, atendendo cerca de 2 mil alunos da rede municipal de ensino.
O objetivo principal do projeto é conscientizar os alunos da rede municipal de ensino sobre prevenção de acidentes, combate e prevenção de incêndios, além de estabelecer vínculos entre as crianças e o Corpo de Bombeiros, aproximando-os da rotina e das atividades executadas pelos Bombeiros na cidade.
Os temas abordados nos encontros são: acionando o Corpo de Bombeiros, acidentes com crianças, acidentes domésticos e primeiros socorros, bem como trote, emergência 193, viaturas do bombeiro, atendimentos realizados pelos bombeiros, segurança no lar, riscos potenciais, remédios, produtos de limpeza, equipamentos, fios elétricos, afogamento, acidente de trânsito, animais peçonhentos, incêndio, análise de vítimas, reanimação cardiopulmonar (RCP), engasgamento, queimaduras e fraturas.