Na próxima sexta-feira (28), será celebrado o Dia do Campo Limpo pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento dos Agronegócios e do Meio Ambiente, com apoio da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). A data integra o Calendário Nacional desde 2008 e foi criada pelo InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).
Estão programadas várias atividades, das 8h às 14h, no recinto do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). Será realizado ainda o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, embalagens flexíveis ensacadas separadamente, embalagens rígidas (as tampas devem ser separadas e as embalagens devem passar por tríplice lavagem e ter o fundo perfurado), eletrônicos fora de uso, pilhas e baterias usadas, lâmpadas incandescentes, mistas, fluorescentes, tubulares e compactas, além de itens volumosos fora de uso (móveis, eletrodomésticos, colchões e outros).
O objetivo da ação é reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.
No caso das embalagens vazias de agrotóxicos, quando são abandonadas no ambiente ou descartadas inadequadamente, podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e das pessoas.
Durante a ação, a CATI disponibilizará uma equipe para atender os produtores rurais, para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e distribuição do CEP Digital e do Programa Rotas Rurais.
O CAR – Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais. No último ano, todos os cadastros passaram por análises automáticas, em que foram verificadas as informações dos imóveis e possíveis inconsistências e erros. Agora, todos os proprietários devem verificar o resultado da análise e fazer o “aceite” ou as correções indicadas. A CATI, por meio da Casa da Agricultura, pode verificar os cadastros e auxiliar os proprietários no “aceite” ao CAR ou nas correções.
Já o Programa Rotas Rurais possibilita que os produtores tenham um código, por meio do CEP Digital, que permite a localização precisa de suas propriedades. Esse código pode ser utilizado em aplicativos como o Google Maps ou Waze, facilitando a criação de rotas até a propriedade. O CEP Digital é muito útil para receber fornecedores, fazer compras e receber visitantes, além de solicitar os atendimentos de urgência e emergência em saúde e ocorrências policiais. O programa foi criado pela Secretaria de Agricultura do Estado e está sendo distribuído pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Desenvolvimento dos Agronegócios.
Mais informações sobre o Dia do Campo Limpo podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios: (11) 4035-7670 ou (11) 4035-1971.