Com base na lei de execuções penais, mais de dois mil detentos na região de Bragança Paulista devem se beneficiar com a saidinha temporária a partir desta terça-feira (14). Todos ficarão em liberdade até a próxima segunda (20), quando devem retornar aos presídios.
Segundo o Deecrim (Departamento Estadual de Execução Criminal), a “saidinha” é um benefício previsto em lei para todos os presidiários que cumprem regime semiaberto, e que tenham cumprido um sexto da pena se for primário e um quarto da pena se for reincidente.
O benefício é entendido pelos defensores como uma maneira de reinserção dos detentos à sociedade, para que não voltem a cometer o crime. De acordo com a lei, os presos em regime semiaberto têm direito a cinco saídas ao ano.
Os detentos devem retornar na próxima segunda-feira (20), até às 16h, para o sistema prisional.
Em caso de descumprimento, a justiça considera como foragida a pessoa que não retornar. Além disso, o regime semiaberto é sustado e quando for capturado pelas equipes, o detento cumprirá o regime fechado.
O Centro de Ressocialização de Bragança Paulista tem capacidade para 137 detentos no regime fechado e está com 128 reeducandos. A coordenadoria local não informou não informou quantos receberam o benefício.
Detentos de outras cidades da região como Atibaia, Campinas e Jundiaí também devem receber o direito de sair.