Uma árvore de Natal confeccionada totalmente em crochê e tricô de aproximadamente 7 metros de altura é uma das principais atrações da decoração especial para as festas de fim de ano em Serra Negra, estância do Circuito das Águas Paulista. O trabalho leva a assinatura das voluntárias do grupo filantrópico Quadradinhos de Amor, sede de Serra Negra, com apoio do Fundo Social de Solidariedade.
O enfeite, que em 2022 terá o tema “Por onde for, espalhe amor”, poderá ser contemplado e fotografado pelo público a partir da noite de 11 de novembro, sexta-feira, data confirmada para a inauguração da decoração natalina na cidade. A árvore fica na praça Barão do Rio Branco, conhecida como Praça do Fórum, no centro de Serra Negra. A previsão é que permaneça no espaço até o início de janeiro de 2023.
A estrutura da árvore é formada por ao menos 3 mil quadradinhos feitos manualmente um a um pelas 115 crocheteiras e tricoteiras voluntárias, que utilizaram 69 mil metros de fio para concluir o item natalino.
“Trabalhamos desde agosto com muito carinho na confecção dos 3 mil quadradinhos. Posso adiantar que a árvore ganhou muito mais corações que que montamos no Natal passado”, comenta Mônica Conti Lopes, uma das coordenadoras do grupo Quadradinhos de Amor Serra Negra.
Mônica diz que o trabalho é feito com muita energia e vibração pelas voluntárias. “É um grupo que cresce a cada dia e confeccionar a árvore nos traz uma motivação extra e ainda mais união entre todas nós. Além, é claro, da alegria extra de poder colaborar com a decoração oficial da cidade”, exalta.
Depois de a árvore ser desmontada, em janeiro, as peças serão lavadas e transformadas em mantas, que serão distribuídas para famílias necessitadas de Serra Negra. A ação está prevista para ocorrer antes da chegada do Inverno 2023. De acordo com Mônica Lopes, esta é o principal objetivo final do projeto.
BAZAR BENEFICENTE DE NATAL
Ainda em novembro, o grupo Quadradinhos de Amor de Serra Negra promove duas edições do Bazar Beneficente, que tem como meta arrecadar fundos para a compra de novelos de lãs para futuros projetos.
A primeira edição ocorre nos dias 12 e 13 de novembro, sábado e domingo, na praça Barão de Rio Branco, a mesma onde fica a árvore de Natal feita em tricô e crochê. Depois, nos dias seguintes, 14 e 15 de novembro, segunda-feira e terça-feira, feriado da Proclamação da República, o bazar acontece na praça Prefeito João Zelante, no centro. O horário de funcionamento é das 9h às 19h, todos os dias.
Quem visitar o bazar vai encontrar peças em crochê, tricô, tecido, madeira e papel. São oferecidas a preços acessíveis ótimas opções de presentes para a família e amigos, além de acessórios decorativos para o Natal.
SOBRE QUADRADINHOS DE AMOR – SERRA NEGRA
O grupo Quadradinhos de Amor, de Serra Negra, surgiu em março de 2019 e atualmente conta com ao menos 115 crocheteiras e tricoteiras, com idade entre 16 e 95 anos. As participantes são de Serra Negra e de cidades vizinhas, como Monte Alegre do Sul, Itapira, Amparo, Campinas e Atibaia. Também fazem parte do coletivo pessoas que moram em municípios mais distantes de Serra Negra, como São Paulo e São José do Rio Preto.
Em sua trajetória de quase quatro anos, o grupo já desenvolveu ações voluntárias relacionadas ao “Outubro Rosa”, Natal e campanhas de inverno. Entre mantas, gorros, cachecóis, casaquinhos de bebê e meias para doação, o movimento solidário já produziu e doou cerca de 10 mil peças feitas de crochê ou tricô.
O objetivo principal do grupo, além de confeccionarem as peças, é valorizar o trabalho manual, ensinar crochê, tricô e bordado e levar alento às pessoas que passam por dificuldades, através de acolhimento, interação humana e trabalho coletivo.
O projeto filantrópico Quadradinhos de Amor tem grupos espalhados pelo Brasil inteiro, com pontos de trabalho em cidades como Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Interessados em se juntar ao coletivo de Serra Negra podem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 9.9899-1747.