A preocupação com o meio ambiente está ligada também com a qualidade da água. Pelo Programa Córrego Limpo, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a Sabesp realizam o acompanhamento mensal da água de nove córregos do município.
As coletas são feitas pela área de Engenharia de Operação de Esgotos da Sabesp, localizada em São Paulo, por meio do Programa Córrego Limpo. No caso de Bragança Paulista, os córregos são nomeados como “Rios Metropolitanos” (a Sabesp utiliza o nome Córrego Limpo somente na cidade de São Paulo). O Programa define a DBO (demanda bioquímica de oxigênio) como parâmetro para avaliação dos córregos. A Secretaria do Meio Ambiente de Bragança Paulista acompanha o trabalho feito na cidade.
A DBO é avaliada todos os meses nos córregos selecionados. Quando abaixo de 30 mg/l, o córrego é considerado despoluído, caso esteja acima desse parâmetro, são realizadas ações de varredura na área para identificar as inconsistências.
Na última vistoria realizada, acompanharam o trabalho pela Sabesp o engenheiro José do Carmo de Souza Júnior, gerente operacional; Lenita Bacci, Rosana Tonon e José Carlos de Souza. Pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente acompanharam Carla Marcelino e o Fiscal Carlos Gustavo O. Stelin.
A meta é manter todos os córregos com qualidade boa e todos do município de Bragança Paulista estão com a DBO abaixo de 30 mg/l, portanto, considerados despoluídos pelos parâmetros do Programa Córrego Limpo. Cabe ressaltar que ainda existem lançamentos irregulares nos córregos, que estão sendo identificados pela Sabesp, em parceria com a Prefeitura, pelo Projeto Sempre Separados.
Outro resultado significativo no município é que 100% dos esgotos coletados são tratados na ETE Bragança, que atualmente trata uma vazão de esgotos cerca de 250 l/s.
São monitorados os córregos das seguintes localidades: Cândido Fontoura da Silveira, Cidade Planejada 1, Cidade Planejada 2, Jardim Califórnia, Jardim Europa, Lago da Penha, Lavapés, Ribeirão dos Cedros e São Miguel.