Publicidade
Início Polícial Operação Sucata apreende de mais de 200 kg de fio de cobre...

Operação Sucata apreende de mais de 200 kg de fio de cobre sem procedência em Bragança Paulista

Durante a ação um veículo foi apreendido por irregularidades. Em revista veicular foram encontrados 7,6 kg de cobre e 12,6 kg de alumínio sem procedência

0
Publicidade

Na tarde de terça-feira (19) a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou uma grande operação de fiscalização em estabelecimentos que compram e revendem ferro-velho e sucata em Bragança Paulista.

A ação conjunta contou com a colaboração de equipes compostas por GCM’s, fiscais de postura, da Vigilância Sanitária (VISA) e do Meio Ambiente, além da Delegada de Polícia Leise Silva Neves, investigadores e agentes da perícia policial científica.

Na operação denominada “Sucata”, em um estabelecimento foram localizados mais de 200 kg de fios de cobre e 7 kg de alumínio, ambos sem procedência comprovada. Ao ser indagado, o proprietário relatou que os produtos vieram de diversos clientes, por isso não conseguiria comprovar a origem.

Ainda durante a ação, enquanto os agentes averiguavam o estabelecimento, um indivíduo chegou ao local para vender alguns materiais. De imediato as mercadorias do mesmo também foram averiguadas, bem como seu veículo. Na revista veicular foram encontrados 7,6 kg de cobre e 12,6 kg de alumínio, sem procedência. Além disso, o veículo foi recolhido ao pátio por irregularidades na documentação do automóvel. O condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diante dos fatos, tanto o proprietário do estabelecimento, quanto o indivíduo que pretendia vender os materiais sem origem comprovada, foram encaminhados ao Plantão Policial para elaboração do Boletim de Ocorrência e demais medidas administrativas cabíveis.

Cabe destacar, que graças a Lei Complementar nº 925/2022, os proprietários de estabelecimentos do segmento também podem ser responsabilizados pela receptação de produtos sem procedência. A Lei Complementar, de autoria da Prefeitura de Bragança Paulista, cria o licenciamento de empresas do ramo de depósito de sucata ou ferro velho, desmanche, desmonte, comércio de peças usadas, triagem de resíduos e congêneres. Pela lei, estão proibidos a aquisição, estocagem, comercialização, transporte, reciclagem, processamento e benefício de materiais sem a comprovação de origem.

A operação percorrerá outros galpões de sucata e ferro-velho no município. Para os cidadãos que venham a presenciar furtos de fios e cabos elétricos, bem como de tampas de ferro de galerias, podem denunciar através dos telefones 153 ou (11) 4603-1880 da Guarda Civil Municipal.