Publicidade Banner Alesp TV
Início Bragança Paulista Justiça confirma importância do “passaporte da vacina” em Bragança Paulista

Justiça confirma importância do “passaporte da vacina” em Bragança Paulista

Pedido liminar foi negado e foi mantida a obrigatoriedade de comprovante de vacinação em bares, restaurantes, lanchonetes e similares

0
Foto: Reprodução
Publicidade Banner Energisa

Desde o dia 09 de fevereiro é exigida a apresentação de comprovante de esquema vacinal contra a Covid-19 em estabelecimentos dos segmentos de restaurantes, lanchonetes, bares, buffets e similares em Bragança Paulista. A medida instituída pela Prefeitura, por meio do Decreto Municipal nº 3.841/2022, foi considerada importante pela Justiça, ao ser negado pedido liminar para a suspensão da exigência.

Na segunda-feira (21/02), o juiz Dr. Rodrigo Sette Carvalho, da 4ª Vara Civil de Bragança Paulista, indeferiu um pedido liminar ajuizado por um advogado e um bancário do município, em processo contra o chamado “passaporte da vacina”, instituído por meio do Decreto Municipal.

O Ministério Público já havia se manifestado de forma contrária ao pedido de liminar e o juiz considerou, em sua decisão, que “não se vislumbra ilegalidade evidente no ato administrativo que exige a comprovação do esquema de vacinação para ingresso nos estabelecimentos comerciais, por ser providência que visa conter o avanço da pandemia e disseminação das novas cepas do coronavírus, medida de interesse público que se sobrepõe à liberdade de locomoção”.

O magistrado continua alegando que “em outras palavras, na colisão entre direitos fundamentais, o direito coletivo à saúde se sobreporia ao direito individual de livre locomoção”.

Conhecido como “passaporte da vacina”, o comprovante de esquema vacinal com a 1ª e 2ª doses da vacina ou da dose única é obrigatório nos estabelecimentos de Bragança Paulista da área de alimentação, como segmentos de restaurantes, lanchonetes, bares, buffets e similares. O cliente pode apresentar o comprovante de vacinação em papel ou no formato digital, por meio de plataformas e aplicativos disponíveis, como o Conecte SUS e o Poupatempo.

A exigência do documento auxilia no incentivo à vacinação contra a Covid-19, que é gratuita e está com agendamento disponível no link https://cutt.ly/UlzNbF1.