A Prefeitura da Estância de Atibaia decidiu não realizar as festividades de Carnaval em 2022, com base nas orientações do Centro de Operações de emergência Covid-19 (COE) e após reunião com prefeitos da região. O Show na Virada no dia 31 de dezembro também está cancelado.
O prefeito Emil Ono fez o anúncio sobre a decisão ao lado de secretária municipal de Saúde, Sonia Carvalho, e ressaltou que, embora grande parte da população de Atibaia tenha tomado as duas doses da vacina ou a vacina de dose única, a pandemia de Covid-19 segue sendo uma forte preocupação do poder público.
“Foi uma decisão difícil porque sabemos do desejo, que é de todos nós, de voltarmos à normalidade. Mais de 77% da população de Atibaia já está com o esquema vacinal completo, mas a pandemia ainda não acabou e temos que manter os cuidados que sempre tivemos para evitar que os números subam novamente”, disse o prefeito.
A secretária de Saúde afirmou que atualmente Atibaia e outras cidades do país estão conseguindo realizar alguns eventos, o que era impossível nos meses mais críticos da pandemia, porém grandes aglomerações ainda devem ser evitadas. “Diferente de outros eventos menores, Ano Novo e Carnaval promovem uma aglomeração muito grande de pessoas, o que é um risco ainda muito alto diante de uma pandemia”, destacou.
A vacinação em Atibaia segue avançando. De acordo com dados atualizados até sexta-feira (26), a cidade já aplicou um total de 255.232 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 125.846 de primeira dose, 110.354 de segunda dose, 15.500 de terceira dose/adicional e 3.532 de dose única, o que significa que 89,8% da população total tomou ao menos uma dose ou dose única e 78,3% está com esquema vacinal completo.
Região
Nesta semana, as cidades de Nazaré Paulista, Joanópolis e Piracaia decidiram pela não realização do carnaval nos municípios.
Carnaval em Bragança Paulista
A secretária de Cultura e Turismo de Bragança Paulista, Vanessa Nogueira, confirmou no dia 12 de novembro que a cidade irá realizar o Carnaval em 2022.
Em entrevista à Rádio O Caminho FM (105,9), ela contou que a festa será realizada em um novo formato, já que na avenida Chico Zamper tem um controle de acesso. “O Carnapraça deve acontecer, mas em outros espaços. Os locais devem ser revistos e com a aplicação dos protocolos de saúde”, disse.
Veja cidades que cancelaram a folia
- Atibaia
- Altinópolis;
- Amparo;
- Barrinha;
- Borborema;
- Botucatu;
- Brodowski;
- Cabreúva;
- Caçapava;
- Caconde;
- Cajuru;
- Campo Limpo Paulista;
- Cássia dos Coqueiros;
- Catanduva;
- Cunha;
- Dobrada;
- Dumont;
- Fernandópolis;
- Franca;
- Guaíra;
- Guariba;
- Guatapará;
- Iacanga;
- Ibitinga;
- Itapetininga;
- Itápolis;
- Itatiba;
- Itupeva;
- Jaboticabal;
- Jacareí;
- Jarinu;
- Jundiaí;
- Lagoinha;
- Lins;
- Louveira;
- Luís Antônio;
- Marília;
- Mogi das Cruzes;
- Monte Alegre do Sul;
- Monte Alto;
- Monteiro Lobato;
- Natividade da Serra;
- Nova Europa;
- Orlândia;
- Piacatu;
- Pitangueiras;
- Pradópolis;
- Poá;
- Potirendaba;
- Redenção da Serra;
- Ribeirão Preto;
- Rifaina;
- Roseira;
- Sales Oliveira;
- Santa Cruz da Esperança;
- Santa Ernestina;
- Santa Rosa do Viterbo;
- Santo Antônio da Alegria;
- Santo Antônio do Pinhal;
- São Bento do Sapucaí;
- São Joaquim da Barra;
- São Simão;
- Sarapuí;
- Sorocaba;
- Suzano;
- Taquaritinga;
- Taubaté;
- Ubatuba;
- Uchoa;
- Urupês;
- Valinhos;
- Várzea Paulista;
- Vinhedo.