No dia 20 de novembro, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, oferecerá uma série de ações culturais gratuitas em alusão ao Dia da Consciência Negra, data que representa um espaço de reflexões sobre o combate ao racismo e celebra a força e a resistência da população negra.
O evento, aberto à comunidade, acontecerá no Centro Cultural Teatro Carlos Gomes e será transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Bragança Paulista.
A programação começará com a “Caminhada Zumbi dos Palmares”, saindo às 8h da Praça Princesa Isabel, em frente à Igreja do Rosário, em direção ao Centro Cultural Teatro Carlos Gomes, no Centro.
A partir das 10h, o público poderá fazer uma imersão na cultura africana a partir dos produtos da feira gastronômica e de vestimentas;
Já às 13h, acontece a roda de conversa “O Despertar da Consciência: O Brasil de vários tons” com Izilda Toledo, pedagoga ativista e especialista em Educação Étnico-racial, Agnes Roberta de Cabral Ribeiro e Letícia Ferreira dos Santos, representantes da cadeira de Cultura Afro do Conselho Municipal de Política Cultural e a Dra. Karine Elizabeth Rosa da Silva, advogada e coordenadora da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil.
Em seguida, às 14h, ocorre o espetáculo de Dança Afro com o grupo Calazans. A partir de músicas que ressaltam a liberdade de expressão, os movimentos, expressão corporal e sons típicos da cultura afro, a apresentação percorre diferentes modalidades da dança afro.
Ensinando os movimentos corporais e características da capoeira, esporte de grande expressividade para a cultura brasileira, às 14h30 o Mestre Enir ensinará, no Teatro Arena, os golpes e movimentos da capoeira.
A partir das 15h, a música toma conta do palco do Teatro Carlos Gomes com os músicos Zé da Gente, Patrick, Marcelo Eloquência, Renan Mazzola, Tiaguinho, Tadeu Moleke, Marcinho, João Magrini, Jeferson e Susana Nogueira.
Para encerrar as atividades do dia, às 18h30, acontece a palestra “A história da black music americana”, com palestrante Tony Santos. O trabalho destaca os ícones da música black e a sua contribuição para a história da música e para o desenvolvimento da cultura popular nos Estados Unidos, através da análise de trechos de músicas e os discursos de ordem proferidos por opressores e oprimidos.
O Dia da Consciência Negra é importante para relembrar que a sociedade brasileira foi construída por meio da escravidão. O racismo está presente no dia a dia e as tentativas de apagamento da cultura africana ressaltam que há muito o que lutar contra o preconceito.
Programação:
VI Caminhada Zumbi dos Palmares|
Local: Praça Princesa Isabel (Igreja do Rosário)
Horário: 8h concentração / 9h saída
Feira gastronômica e de vestimentas
Horário: a partir das 10h
Local: Centro Cultural Teatro Carlos Gomes
Roda de conversa – “O Despertar da Consciência: Brasil de vários tons”
Horário: 13h
Local: Centro Cultural Teatro Carlos Gomes
Apresentação de dança Afro
Horário: 14h
Local: Centro Cultural Teatro Carlos Gomes
Apresentação de Capoeira
Horário: 14h30
Local: Centro Cultural Teatro Carlos Gomes
Shows musicais
Horário: 15h
- Zé da Gente
- Patrick (Grande Encontro)
- Marcelo Eloquência
- Renan Mazzola (Pagode do Mazza)
- Tiaguinho (Afinidade A+)
- Tadeu Moleke
- Marcinho
- João Magrini (Galo da Vila)
- Jeferson (Sentido do Samba)
- Susana Nogueira
Local: Centro Cultural Teatro Carlos Gomes
Palestra – “A história da black music americana” com Tony Santos
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural Teatro Carlos Gomes