Publicidade Banner UNIFAG
Início Bragança Paulista Prefeitura de Bragança Paulista realiza mais de 1.400 inspeções nos últimos dias

Prefeitura de Bragança Paulista realiza mais de 1.400 inspeções nos últimos dias

Guarda Civil Municipal reforçará fiscalização no final de semana

0
Publicidade Banner Energisa

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das equipes da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal, tem intensificado as fiscalizações nos últimos dias visando o cumprimento do Decreto Municipal 3.500/2021, que dispõe sobre a implementação de medidas excepcionais restritivas, voltadas à contenção da disseminação do vírus no município. De 25 de fevereiro a 4 de março, as equipes de fiscalização realizaram 1.482 inspeções.

De acordo com os dados, no período foram realizadas 14 interdições e 45 notificações a supermercados, mercearias e congêneres quanto à proibição de venda de bebidas alcoólicas. Somente na quinta-feira (04/03) foram realizadas 323 inspeções com 4 interdições.

A Guarda Civil Municipal realiza um trabalho integrado com a Vigilância Sanitária para a fiscalização. “Estamos com todo o efetivo da GCM também voltado ao combate ao Coronavírus, além disso seguimos fazendo todo o trabalho da corporação”, afirmou o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil Dorival Francisco Bertin.

Entre os dias 5 e 7 de março, a fiscalização será reforçada, pois está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas no período. Segundo Bertin, todos os estabelecimentos foram notificados a tomar ciência do fato. “A fiscalização será intensificada neste sentido”, afirmou o Secretário.

FESTAS CLANDESTINAS

A Guarda Civil Municipal também está atenta quanto à realização de festas clandestinas, que são as principais causadoras do pico de contaminações, internações e óbitos na cidade. Serão adotadas medidas enérgicas como a apreensão de equipamentos de som e bebidas alcoólicas quando localizados, bem como a condução dos responsáveis ao Plantão Policial.

É importante destacar, que segundo o artigo 268 do Código Penal, que dispõe detenção e multa para o indivíduo que infringir determinação do Poder Público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. O infrator pode receber como penalização a detenção de um mês a um ano, bem como multa.

Desobedecer uma ordem legal de um funcionário público também é um ato criminoso previsto no artigo 330 do Código Penal. O crime de desobediência é passível de punições como detenção de 15 dias até 6 meses, além de multa.

O cidadão que presenciar e quiser denunciar uma festa clandestina ou focos de aglomerações pode acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153 ou (11) 4603-1880, assim como pela Polícia Militar, através do telefone 190.