Publicidade Banner UNIFAG
Início Bragança Paulista Obras de desassoreamento do lago da Hípica Jaguari estão concluídas

Obras de desassoreamento do lago da Hípica Jaguari estão concluídas

Espelho d’água do lago reaparece após anos assoreado. Em breve, Administração Municipal concluirá obras de infraestrutura do entorno

0
Publicidade Banner Energisa

Após anos assoreado, o Lago da Hípica Jaguari ganha forma novamente com a formação do espelho d’água. O serviço de desassoreamento foi concluído pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com isso, chega ao fim o imbróglio instaurado na cidade há mais de uma década sobre o assunto.

Em janeiro do ano passado, em visita à cidade, o Vice-Governador Rodrigo Garcia, na época Governador em Exercício, assinou o contrato autorizando a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Sabesp, a adotar as providências necessárias visando à execução de obras civis para adequação das margens, do barramento e desassoreamento do local. O investimento para esse serviço foi de R$ 3,7 milhões e foi executado pelo consórcio CCL Bragança, composto pelas empresas Construrise Engenharia Ltda, Coteg Construções e Gabiões Ltda e LTD Engenharia Ltda. As obras contemplaram os serviços de limpeza e raspagem do fundo do lago, além da proteção das margens com a implantação de gabiões.

A Administração Municipal está realizando as obras de infraestrutura do entorno, com a pavimentação de ruas. Serão pavimentadas nas proximidades as ruas Benedito Pereira (trecho 2 e 3), Ligia Suppioni (trecho 2), Alberto Razera e Projetada, as quais receberão a implantação de guias, sarjetas, drenagem pluvial e massa asfáltica. Esse trabalho se faz necessário como medida de contenção dos sedimentos e para evitar que o lago seja assoreado novamente.

Além disso, a Prefeitura já contratou a empresa que será responsável pela revitalização do entorno, com obras de paisagismo, pista de caminhada, entre outros, que irão transformá-lo em um parque.

Paralelamente, a Prefeitura e Sabesp trabalham para obter dos órgãos ambientais as licenças para início da segunda fase da recuperação do lago, com o desassoreamento da parte da cabeceira a jusante. O recurso para a execução da segunda fase da obra já foi disponibilizado pela Companhia, após o pedido feito pelo Deputado Estadual Edmir Chedid ao Vice-Governador Rodrigo Garcia, que autorizou mais esta melhoria para o local.