Publicidade Banner Alesp TV
Início Região Mercado Livre terá centro de distribuição em Extrema com geração de 1,4...

Mercado Livre terá centro de distribuição em Extrema com geração de 1,4 mil empregos

Meta é ampliar as entregas feitas em até dois dias, que já atendem a 1.800 cidades do Brasil. A expectativa é que o investimento gere 1.400 empregos diretos e indiretos na região.

0
Um dos centros de operação da Mercado Livre no Brasil. Foto: Divulgação Mercado Livre
Publicidade Banner Energisa

O município de Extrema irá receber um centro de distribuição da multinacional do e-commerce Mercado Livre. O anúncio da instalação na cidade foi feito nesta quinta-feira (12) pelo Governo de Minas.

Considerada uma gigante do segmento na América Latina, a multinacional estima criar 1,4 mil empregos entre diretos e indiretos com a instalação, prevista para ocorrer já no próximo ano, 2021. O centro de distribuição de Extrema está sendo construído numa área de 77 mil metros quadrados. A previsão é que esteja concluído em maio do ano que vem.

A implantação será em duas grandes frentes. Além da Mercado Envios – voltada para o armazenamento e logística das empresas parceiras que utilizam a plataforma de vendas -, a unidade mineira também vai operar a Ebazar, empresa do grupo que controla a operação própria de e-commerce da companhia.

Além da Mercado Livre, essa semana o Governo de Minas também comunicou que outra gigante do setor das compras pela internet, a norte-americana Amazon, está chegando em Minas Gerais. A unidade da empresa ficará em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Trajetória

O Mercado Livre foi fundado em 1999 pelo empresário argentino Marcos Galperín. É pioneiro na região em sua aposta como intermediária entre vendedores e compradores de produtos pela internet.

O modelo foi inspirado na norte-americana eBay, inovando com a implementação da carteira eletrônica Mercado Pago, lançada em 2018, que a transformou na primeira fintech argentina de sucesso.

Tanto na Argentina quanto no restante da América Latina, o Mercado Livre observou um crescimento de 45% na base de usuários ativos durante o segundo trimestre de 2020 e alcançou 51,5 milhões de contas.

Hoje, são registradas em torno de 16 compras e 425 visitas por segundo em sua plataforma e mais de 3,3 milhões de transações diárias pelo Mercado Pago.

Presente em 18 países, o Mercado Livre é a maior plataforma de comércio digital da América Latina e a única da região a se encontrar entre as 100 empresas que mais crescem no mundo em 2020.