Bragança Paulista vai para a fase amarela a partir de amanhã (08/08), quando salões de beleza, bares e academias poderão reabrir as portas. Além disso, a fase é menos restritiva e o comércio pode funcionar seis horas por dia e a capacidade de atendimento passa de 20% para 40%.
O anúncio oficial será feito em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (7), em que será anunciada a reclassificação do Plano São Paulo.
Atibaia, Jundiaí, Nazaré Paulista, Itatiba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Itupeva, Serra Negra, Tuiuti e Várzea Paulista (SP) pertencem ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas (SP) e poderão adotar as medidas da fase amarela.
Segundo o governo, a decisão é tomada com base em cinco indicadores epidemiológicos de toda a região, composta por 42 cidades, como a capacidade hospitalar e a evolução da disseminação do vírus.
Com a mudança de fase, bares e restaurantes poderão retomar o atendimento presencial. Academias de ginástica, salões de beleza e barbearias também poderão entrar em funcionamento.
Outra mudança significativa é que o tempo de atendimento no comércio de rua e nos demais segmentos da fase laranja laranja muda de quatro para seis horas diárias. A ocupação limite nos estabelecimentos também salta de 20% para 40%.
Em Bragança Paulista, segundo a prefeitura, um novo decreto será divulgado na tarde desta sexta-feira e terá validade a partir da data de publicação. Ou seja, as novas medidas para o comércio começarão a valer a partir deste sábado (08) na cidade.
Casos na cidade
Bragança Paulista conta no momento com 658 infectados pela doença, 1.325 recuperados e 36 óbitos. Atualmente, a cidade possui 374 casos de Covid-19 em análise e 956 casos descartados.
A taxa de ocupação é de 84% para os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 36% para enfermarias que também são para atendimentos da região.