Projeto do SAMU Regional de Bragança para transporte de bolsas de sangue já é realidade

O serviço também contará com armazenamento e transfusão de sangue.

0
Publicidade

Com o objetivo de melhorar a qualidade de assistência em saúde, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, em parceria com o Hospital Universitário São Francisco, recebeu na manhã desta quinta-feira (23/07), o Técnico da HEMOSERSA – GVS Campinas, Jorge Kennedy Martin Biaggioni e Técnicos da Vigilância Sanitária do município para inspeção e liberação do alvará sanitário, que permite o transporte de bolsas de sangue, bem como armazenamento e transfusão de sangue.

De acordo com o Coordenador Regional do SAMU, Israel Silva o projeto terá duas unidades com concentrados de hemácias do tipo O negativo (O-), que serão utilizados em caso de choque hemorrágico. A estratégia demonstrou reduzir o número de mortes causadas por sangramento como politraumatismo, hemorragia digestiva, sangramento puerperal, entre outros.

“Durante este último ano trabalhamos para nos adequar com as questões dos protocolos operacionais e compra de equipamentos para ter esse recurso na ambulância. Dessa forma, hoje foi à inspeção tanto da Vigilância Sanitária de Bragança Paulista como também do Grupo de Vigilância Sanitária de Campinas, que representa o Estado. Portanto, agora estamos aguardando a realização de um Decreto Municipal e de uma Nota Técnica emitida pela ANVISA para operacionalização”, falou o Coordenador Médico do SAMU, Lucas Certain.

A Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira parabenizou ao SAMU pela dedicação em sempre atender a população com qualidade. “Isso vai ajudar extremamente a população. É um marco para a medicina, para a enfermagem e para o serviço pré-hospitalar no Brasil e também para a América Latina, parabéns a todos os envolvidos”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here