Publicidade Banner UNIFAG
Início Bragança Paulista Município registra quase 200 mm de chuva em três dias em Bragança...

Município registra quase 200 mm de chuva em três dias em Bragança Paulista

0
Avenida dos Imigrantes, próximo ao Fórum - Foto: SECOM
Publicidade Banner Energisa

A Defesa Civil de Bragança Paulista registrou elevado volume de chuvas entre a manhã de domingo (9) e a manhã de segunda-feira (10). No período de 24 horas, o município acumulou 111 milímetros de precipitação, índice classificado como de forte a muito forte intensidade. Em três dias, o acumulado chegou a 195,4 milímetros.

De acordo com dados das estações pluviométricas instaladas no município, o maior volume de chuva foi registrado no bairro Jardim do Cedro. No mesmo período, a velocidade máxima dos ventos chegou a 15,84 km/h.

Diante das condições climáticas, equipes da Defesa Civil atuaram em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Mobilidade Urbana, concessionária Energisa e outros órgãos municipais, realizando atendimentos emergenciais, ações preventivas e monitoramento de áreas de risco.

Foram registradas ocorrências de queda de árvores, deslizamentos e escorregamento de taludes, alagamentos em vias públicas, queda de muro e invasão de água em imóveis. Os atendimentos se concentraram em diversos pontos da cidade, incluindo as avenidas Salvador Markowicz, dos Imigrantes, Nossa Senhora da Penha, Alziro de Oliveira, 19 de Abril e Euzébio Savaio, além de ruas nos bairros Vila Gato, Residencial Bocaina, Marina, Curitibanos e Crispim Marques.

Avenida Salvador Markowicz – Foto: SECOM

Na Avenida Salvador Markowicz, próximo ao Condomínio Santa Helena III, a via permaneceu parcialmente interditada devido à queda de árvore em contato com a fiação elétrica, com risco de energização. O local foi isolado e permaneceu sob monitoramento até atendimento da concessionária de energia.

Na Avenida dos Imigrantes, próximo ao Fórum, houve queda de árvore sobre a via e um veículo, com registro apenas de danos materiais. O tráfego foi organizado com apoio da Mobilidade Urbana.

Os trabalhos de desobstrução e limpeza contaram com o uso de maquinário pesado e se estenderam até a madrugada de segunda-feira. Na maioria dos pontos, as vias foram liberadas após os atendimentos.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de vítimas. As equipes seguem em estado de alerta e mantêm o monitoramento permanente, especialmente em áreas previamente mapeadas como de risco.